O ex-secretário de Saúde do Estado, Edmundo Gomes, em nota enviada ao Blog do Luis Cardoso sobre sua participação na gestão de saúde no governo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, esclareceu que ocupa cargo técnico na assessoria sobre políticas públicas.

E informa também que não existem nenhuma investigação contra o período em que foi secretário de Saúde  e que as denúncias assacadas contra ele foram apuradas e arquivadas por falta de provas. Abaixo a resposta de Edmundo Gomes ao blog:

Sr. Cardoso:

Em resposta ao texto postado em seu Blog no dia 22/02/2013, tenho a esclarecer o que se segue:

         Ocupo um cargo de Assessoria Técnica junto ao prefeito Edvaldo Holanda Junior, com a função de contribuir para reorganização das políticas públicas do governo, sobretudo na área de saúde de São Luís, que, notoriamente, passa por muita dificuldade nesse momento, fazendo questão de exercer o meu papel dentro do limite que me é permitido, não cabendo a mim a definição dos rumos da política de saúde desse sistema, mas apenas opinar sobre isso.

        Não tenho nenhum poderio sobre nenhuma estrutura administrativa pública e vivo do meu trabalho exercendo minha profissão de médico, o que venho fazendo desde a cassação (que me parceu injusta) do governador Jackson, a quem tive a honra de servir como Secretario de Estado da Saúde.

        Esclareço, ainda, que não participo – porque não é de minha função – da escolha de empresas ou realização de compra na secretaria municipal de Saúde.

         Desconheço qualquer investigação sobre a minha pessoa pela polícia federal e se tal fato estiver ocorrendo não tenho nada a esconder, nem dela, nem de ninguém, porque quem não deve não teme.

         Em relação ao factoide político que envolve o processo licitatório da compra de medicamento BOTOX, informo que tal substância seria utilizada no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral, possibilitando a fisioterapia dos mesmos sem dor, como informa a literatura médica especializada. Informo, ainda, que a investigação feita pela Polícia Federal sobre o assunto – feita a meu pedido, a propósito – concluiu com a emissão de relatório que sugere o “ARQUIVAMENTO do inquérito.”

            Quanto às “verdadeiras referências” que tenho, penso que tenho uma folha de serviços prestados ao Maranhão e, principalmente, à São Luis, onde posso destacar:  A implantação Programa de Saúde da Família; O Sistema de Marcação de Consultas – CEMARC; a descentralização e humanização do atendimento nos Laboratórios da SEMUS; A implantação do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO; a implantação da Escola Técnica Municipal do SUS; A construção de quase todas as unidades Básicas de Saúde dessa cidade; a implantação do SAMU em São Luís; a implantação da Ouvidoria do SUS; A implantação da Política de  Saúde do Trabalhador- CEREST municipal; a aquisição da nova Sede Administrativa da SEMUS; A implantação da Assistência Farmacêutica; A reforma no SOC II; Participamos da implantação o Hospital da Mulher; Criamos o Ambulatório de Saúde mental do Farina e as Residências Terapêuticas; Criamos o Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CAISI) no bairro do Filipinho; dois Centros de Atenção Psicossocial – CAPS; Garantimos os direitos trabalhistas dos Agentes Comunitários de Saúde; Fomos presidente do Conselho Nacional de Secretario Municipal de Saúde (CONASEMS), a maior instância de representação nacional desse país no SUS; fomos também Vice Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – CONASS. Enquanto Secretario Estadual de Saúde do Governo Jackson, construímos e entregamos o Socorrão de Presidente Dutra, um grande hospital que tem prestado grande serviço para a população do nosso Estado. Nas instancias de luta por garantia de direitos, fomos Presidente do Conselho Municipal Antidrogas, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

              Agradeço a oportunidade de esclarecimento e peço desculpas aos seus leitores se me excedi em algum parágrafo dessa resposta.

São Luís(MA), 23 de fevereiro de 2012

Edmundo Costa Gomes

Médico Pediatra


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São José de Ribamar tem muito a comemorar quando se trata do desempenho na área da ...
A Prefeitura de Tuntum, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social, de Saúde, ...
O secretário de saúde de Pinheiro Dr Kaio, deu mais um passo importante na gestão da ...
Na manhã desta terça-feira(21), a Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência de Polícia Civil do ...
O empresário e advogado Rafael Mendonça Oliveira, de 39 anos, foi encontrado morto, nesta segunda-feira, 20, ...
Por Alex Ferreira Borralho Foi anunciado pelo prefeito de Fortaleza (estado do Ceará), o cancelamento do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.