A Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede de São José de Ribamar, recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio “Construindo a Nação”, honraria concedida pela Federação da Indústria e Comércio do Estado do Maranhão (Fiema), através do Serviço Social da Indústria (Sesi), em reconhecimento as ações de escolas brasileiras desenvolvidas com êxito nas áreas pedagógica e social.

A solenidade de entrega da premiação aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório da entidade, e fez parte da programação do I Congresso de Educação do Sistema Fiema. A medalha e placa de condecoração foram entregues pelo diretor regional do Senai, Marco Moura, ao vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio (PT do B), que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) na cerimônia.

Eudes Sampaio (de terno) recebeu a honraria concedida pela Fiema. Foto: DivulgaçãoEudes Sampaio (de terno) recebeu a honraria concedida pela Fiema. Foto: Divulgação

“A premiação do Liceu, pelo terceiro ano consecutivo, mostra, mais uma vez, que em São José de Ribamar se faz educação pública de qualidade. É o reconhecimento de um grande trabalho que tem como principal objetivo formar cidadãos de bem”, avaliou Sampaio.

O Liceu foi destaque na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Presença Indígena na Sociedade – Atual Resgate da História de São José de Ribamar”. Em 2011 e 2012, a Escola Municipal ribamarense também foi premiada pelas relevantes ações desenvolvidas na área pedagógica.

Resultados. O Liceu Ribamarense I apresentou o melhor desempenho entre as instituições públicas de ensino do Maranhão, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação ano passado.

A Escola Municipal ribamarense obteve avaliação de 6.8 pontos (4,5 a mais do que a média nacional), a maior do Maranhão e que a colocou no seleto rol das 50 melhores unidades de ensino, entre públicas e privadas, do Brasil.

Construída, equipada e mantida com recursos próprios do município, o Liceu I, a exemplo do Liceu II – inaugurado pelo prefeito Gil Cutrim em 2011 – atende a 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80). Possui dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

Ainda neste primeiro semestre, o prefeito Gil Cutrim autorizará a construção da terceira Escola Municipal em tempo integral de Ribamar, que será denominada Liceu Ribamarense III. A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, seguindo os passos do ex-prefeito Luis Fernando, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.