Direção do Ceuma acionou polícia para investigar a fraude. Foto: ReproduçãoDireção do Ceuma acionou polícia para investigar a fraude. Foto: Reprodução

Todos os indiciados pela equipe de policiais que investigou a fraude no Ceuma começam a depor, a partir das 8h da manhã desta terça-feira (4), na 1ª Vara Criminal de Justiça de São Luís, sob o comando do juiz Ronaldo Maciel.

O depoimento, que deveria ter sido prestado desde agosto deste ano, foi transferido para a primeira quinzena de dezembro em razão do acordo com os indiciados, para evitar a repercussão do caso. O trabalho corre sobre segredo de Justiça.

O médico e professor universitário João Batista Silva de Castro deve ser um dos primeiros a depor. Ele é um dos principais responsáveis pela fraude no curso de medicina do Ceuma.

 O caso. Cinco pessoas foram presas em flagrante quando tentavam fraudar as provas do vestibular para o curso de medicina do Ceuma, em São Luís. Segundo o delegado Augusto Barros, da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) foram presos um médico, um dentista e três professores de cursinhos.

De acordo com o delegado Roberto Larrat, que comandou a operação, foram descobertos dois esquemas para fraudar o vestibular da instituição. ‘No primeiro caso, o médico confessou ter contratado um professor de cursinho e pago R$ 50 mil para que fizesse as provas e passasse os gabaritos. Este professor contratou outros dois colegas, especialistas em outras disciplinas para também auxiliá-lo na fraude. Os gabaritos eram encaminhados pelo professor contratado ao médico que tentava beneficiar dois filhos e dois parentes que estavam fazendo as provas. O segundo caso foi um dentista que tentava fazer a prova por um amigo. Ele apresentou uma carteira de identidade falsa. O nome era do beneficiário, mas a fotografia era do dentista. Na coleta de impressão digital foi constatado que se tratava de pessoas diferentes’, explicou o delegado.

Em depoimento à polícia, o médico João Batista Silva de Castro afirmou trabalhar no Hospital Socorrão como anestesista. Ele foi autuado em flagrante por fraude, estelionato e formação de quadrilha, bem como os professores de cursinho Noel Mendes Pereira, Ademir Ferreira Viana e Alessandra Kelly Gomes Barros. O dentista Claudinner Uchôa Mendes Araújo foi autuado por uso de documento falso e tentativa de estelionato.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...
Na noite desta quarta-feira (01), Dia do Trabalhador, a gestão do prefeito Fernando Pessoa proporcionou mais ...
A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.