A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) entregou, nesta quarta-feira (21), à Serasa, o primeiro lote de informações de empresas e pessoas físicas com débitos tributários inscritos em Dívida Ativa para o cadastro restritivo do órgão de proteção ao crédito. Os dados informados foram extraídos de um sistema que integra a Sefaz, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a própria Serasa.

A maior parte do lote corresponde a empresas com dívida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo de maior arrecadação do Estado, que este ano deve alcançar R$ 3,9 bilhões.

O contribuinte inscrito na Dívida Ativa, cujos dados foram encaminhados para a Serasa, além de estar sujeito ao pagamento antecipado do ICMS nos Postos Fiscais do Estado e impossibilitado de emitir certidões negativas e participar de licitações, passa a ter restrições que afetam o acesso à concessão de financiamentos, compras a prazo e outras operações financeiras.

Segundo a gestora de arrecadação, Fátima Pereira, o sistema da Sefaz mantém atualizadas todas as etapas do processo de execução fiscal, desde o lançamento do crédito tributário, possibilitando a inclusão automática das informações da Dívida Ativa do Estado no cadastro da Serasa.

Consulta pública. Para facilitar a pesquisa dos dados, será disponibilizada no site da Sefaz (www.sefaz.ma.gov.br), a consulta pública com as informações da Dívida Ativa do Estado, inclusive com o registro de valores, conforme determina a Lei estadual nº. 8.438, de 26 de julho de 2006, e artigo 198 do Código Tributário Nacional. No banco de dados da Serasa também será possível realizar consultas detalhadas sobre a situação fiscal da empresa.

O secretário de Estado da Fazenda, Cláudio Trinchão, destacou que a publicação dos dados relativos à Divida Ativa do Estado atende ao esforço da administração pública estadual de dar total transparência  dos seus atos para os cidadãos, atendendo, inclusive, à lei federal da informação.

Pagamento . Para se regularizar, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz e gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE. Ao preencher o documento para pagamento, o contribuinte deve escolher no campo “tipo de tributos”, a opção Auto de Infração. No campo “código de receita”, clicar no código 107 e informar o número do auto; com isso, o valor do débito será exibido automaticamente para pagamento em parcela única já com a redução de 100% das multas e juros, até o dia 30 deste mês.

Para a solicitação de parcelamento o representante legal da empresa pode comparecer a uma agência da Sefaz. A legislação estadual permite que a empresa parcele débitos em até 60 meses.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento no Povoado Bela Vista promete homenagear e presentear as mães da região. Sorteios incluem prêmios ...
Uma excelente notícia para Paço do Lumiar foi revelada durante a Oficina do Sebrae Maranhão "Destino ...
Faltam apenas 02 dias para vivermos juntos essa experiência única. Com um amplo estacionamento seguro, um ...
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem relação de amizade antiga com proprietário de empresa contratada ...
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em ...
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do São ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.