Vereador por dois mandatos, o prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), sabe perfeitamente que a Câmara Municipal da capital sempre atuou de forma independente, quando o assunto é a eleição da sua Mesa Diretora.

Edivaldo Holanda Júnior disse que não vai interferir na eleição da CâmaraEdivaldo Holanda Júnior disse que não vai interferir na eleição da Câmara
O futuro prefeito tem dentro de casa o maior exemplo. Seu pai, na época vereador, venceu uma eleição contra o prefeito da ocasião, – salvo engano – Roberto Macieira, e, ao mesmo tempo, contra o Palácio dos Leões. A eleição de Holanda foi feita na praça João Lisboa porque, naquele ano, a presidente da Câmara, – parece-me que era Lia Varela, fechou as portas da Casa.

Em outra ocasião, o vereador Raimundo Assub venceu a eleição contra o vereador Hilton Rodrigues (falecido), que tinha a força e o apoio do Palácio dos Leões. O governador era Epitácio Cafeteira, genro de Rodrigues, e envolveu até a prefeitura, comandada à época por Mauro Fecury.

Mais recentemente, no início do mandato do prefeito João Castelo, toda apoio da prefeitura foi para eleger Francisco Carvalho. Os vereadores foram chamados ao Palácio La Ravardière, mesmo pressionados – e com a ofertas de cargos, optaram pelo nome de Isaías Pereirinha.

Portanto, Edivaldo Holanda Júnior sabe que a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís sempre foi decidida no plenário.

O futuro prefeito tem ao seu lado 15 vereadores, entre novatos e os que se reelegeram. Mas ele sabe também que existe um grupo de 20 dos 31 vereadores formado, com documento assinado, em que se comprometem que o próximo presidente sairá daquela composição.

Até agora, Pereirinha é o candidato mais forte.Até agora, Pereirinha é o candidato mais forte.
O mesmo grupo tem como candidatos o atual presidente, Pereirinha (PSL), Astro de Ogum (PNN), Chico Carvalho (PSL) e Edmilson Jansen (PTC). Correm por fora Rose Sales (PC do B) e Fábio Câmara (PMDB).

Não existe registro algum de que um novato tenha sido eleito presidente, logo na estréia daquele parlamento, embora Fábio Câmara tenha condições e esteja em situação de igualdade.

Dos que se lançaram até agora, o Blog do Luís Cardoso arrisca em dizer que apenas Pereirinha e Edmilson Jansen são os mais prováveis para a disputa, isto se ela ocorrer.

Pereirinha leva a vantagem de estar no cargo há vários mandatos, sendo de bom agrado aos vereadores, assim como aos funcionários da Casa.

Em rápido levantamento entre os  novatos, que são 16, nove confirmaram que preferem Pereirinha, embora ele tenha estado com o adversário de Edivaldo Holanda Júnior no primeiro e segundo turno. Mas como diz o próprio futuro prefeito, a eleição acabou e é hora de desarmar o palanque.

Além disso, Edivaldo sabe a maneira como Pereirinha conduz a Câmara, sem causar atrapalhos para a gestão municipal, trabalhando em harmonia, mas sempre levando em conta a independência entre os dois poderes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...
Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.