O quadro que se avizinha na disputa pela presidência da Famem não é nada satisfatório para o grupo político da governadora Roseana Sarney. Ela, ao que parece, não tem candidato, mas existem interesses de pessoas bem próximas, inclusive com parentesco, que podem desagregar  e quebrar a unidade.

Prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim tem sido defendido como o futuro presidente da Federação dos Municípios do Maranhão.Prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim tem sido defendido como o futuro presidente da Federação dos Municípios do Maranhão.
Roseana, na verdade, nunca se envolveu em eleições externas, como as da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e muito menos as da Famem.

Arnaldo Melo (PMDB) foi eleito para o primeiro mandato de presidente do Legislativo do Estado sem o apoio do Palácio dos Leões. Naquela ocasião, tentaram de todas as formas colocar a governadora dentro da disputa favorável ao seu cunhado, o deputado licenciado Ricardo Murad, hoje ocupando a pasta da Saúde.

Roseana Sarney não jogou contra Murad, mas também não se empenhou a fundo pela eleição dele. Agora, mais recentemente, Arnaldo Melo se reelegeu para o mesmo cargo sem que o governo esboçasse qualquer gesto contrário. Aliás, Melo foi eleito por unanimidade da Casa.

Nas eleições da Famem, Roseana sempre ficou distante. Deixou que a questão interna  fosse resolvida entre os prefeitos, principalmente nas últimas de Lisboa a Júnior Marreca.  O que no final resultou apenas em uma candidatura.

Mais uma vez estão tentando trazer para o palco da disputa a governadora. Primeiro foi ensaiado o lançamento de Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz, que teria como vice a prefeita eleita em Coroatá, Teresa Murad (PMDB). Madeira sinalizou que vai apoiar o nome de Gil Cutrim, prefeito reeleito em São José de Ribamar.

O suplente de deputado estadual e prefeito eleito de Viana, Chico Gomes, também disputa a presidência da Famem.O suplente de deputado estadual e prefeito eleito de Viana, Chico Gomes, também disputa a presidência da Famem.
Porém as mesmas forças nada ocultas, aquelas quer perderam a eleição na Assembleia Legislativa e na Famem, ergueram a bola do prefeito eleito de Viana, deputado Chico Gomes.

O projeto é pesado e está sendo trabalhado diariamente, já envolvendo até a bancada federal e boa parte dos deputados estaduais. Querem que a governadora bate logo o martelo, mas Roseana Sarney prefere não intervir naquilo que não é de sua esfera, embora seja a maior líder do grupo político.

Impedir a candidatura de Gil Cutrim, que até agora tem o maior número de apoio dos colegas reeleitos e eleitos, vem sendo encarada como uma forma de barrar o avanço do nome de Luis Fernando, chefe da Casa Civil, um dos mais cotados para ser o candidato do grupo à sucessão de Roseana Sarney.

O Blog do Luís Cardoso perguntou ontem (29), ao deputado Othelino Neto (PPS), o que seria melhor para  Flávio Dino, em 2014. Ele, na bucha, respondeu: Edison Lobão. E citou o fato de que Luis Fernando é muito bem avaliado na capital, reduto que agora passa a ser comandado pelo prefeito dinista, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Gil Cutrim não esconde de ninguém que tem um sonho: assistir a posse de Luis Fernando como governador, mas como homem de grupo, diz sempre que seguirá os rumos que a governadora achar melhor.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...
Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.