O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e de Saúde (SES), em respeito à população, vem a público esclarecer que:Na semana passada, por meio de parceria firmada entre a SES e a SSP, foi implantado o Resgate Aeromédico do Maranhão, que tem como sede o Grupo Tático Aéreo.

Desde então, a população maranhense tem a sua disposição nove médicos e 11 enfermeiros altamente capacitados para fazer o transporte aéreo de pacientes, em um helicóptero do GTA equipado com duas UTIs. Deste grupo, há sempre de plantão permanente um médico, um enfermeiro, um operador tático especializado e dois pilotos.

No sábado passado (8), às 15h, a equipe de plantão realizou o resgate aeromédico de um menino de 1,7 meses e sua mãe, Patriciane Cabral Sousa. Ele foi internado no Hospital Regional de Barreirinhas com pneumonia e quadro de insuficiência respiratória aguda, na sexta-feira (7). Diante da necessidade de interná-lo em uma UTI pediátrica e da indisponibilidade de leito em São Luís, ele foi transferido para o Hospital Macrorregional de Coroatá.

O helicóptero chegou a Coroatá às 17h30 com a equipe chefiada pelo médico Carlos Eduardo Correia Rodrigues e pela enfermeira Priscilla Fernanda Dominici Treças, que entregou a criança à equipe do Hospital Macrorregional de Coroatá. O paciente foi aguardado em uma ambulância no Espaço Cidade, local mais seguro para o pouso da aeronave, que retornou imediatamente a São Luís.

Tal procedimento durou cerca de 10 minutos. Todo o trajeto do helicóptero consta no Relatório de Voo do Grupamento.

Ressalta-se, por fim, que o resgate aéro médico está atuando em todo o estado, a exemplo agora da região de Balsas, onde a SES está dando total assistência aos municípios onde foram registrados casos de meningite, visando melhorar e dinamizar atendimento médico de saúde em todo o Maranhão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.