O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, convida todos os prefeitos e os Coordenadores da Defesa Civil Municipal a participar, dias 16 e 17 de agosto, do seminário“Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos no Estado do Maranhão”, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais – (CCSO) da Universidade Federal do Maranhão.

O evento é uma realização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Maranhão – CEDECMA, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)e tem como principais objetivos elevar o nível de informação de todos os segmentos envolvidos com o tema; promover o debate interdisciplinar; aproximar e integrar as instituições governamentais, e a iniciativa privada; bem como o planejamento estratégico de ações conjuntas para o combate as emergências químicas.

“No Maranhão, por ser um estado eminentemente agrícola, utiliza-se muitos produtos químicos nas lavouras. E, por mais que se trabalhe com responsabilidade e profissionalismo, tragédias podem ocorrer. Por isso, é importante que os municípios estejam preparados para combater esse tipo de emergência caso ela ocorra”, destacou Marreca.

O seminário abordará, ainda, a necessidade cooperação mútua entre prefeituras e órgãos públicos para a adoção de ações institucionais integradas entre os órgãos governamentais, no que se refere à prevenção, preparação e resposta rápida as emergências químicas instituídas pelo Decreto Federal n° 5.098/04, que criou o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

O trabalho em conjunto, explica a Defesa Civil, se faz necessário, também, devido à constataçãodo aumento na probabilidade da ocorrência de desastres e acidentes envolvendo produtos químicos, no Estado do Maranhão, decorrente do crescimento das atividades de produção, manipulação, armazenamento, distribuição (marítima, ferroviária, rodoviária, dutoviária e aeroviária), dentre outros.

Da Assessoria da Famem


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.