Clara Moreira recebe o título na Assembleia Legislativa

Agência Assembleia

Atendendo a Projeto de Resolução de autoria do deputado Edilázio Júnior (PV), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu título de Cidadã Maranhense à Clara Virgínia de Sales Gurjão Moreira, em solenidade ocorrida na manhã de ontem (30) no plenário deputado Gervásio Santos.

Estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades, Laura Amélia Damous, representando a governadora do Estado, Roseana Sarney; desembargadora Nelma Sarney, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior; o reitor da Uema, José Augusto e Clodomir Paz, representando o prefeito de São Luís, João Castelo.

Em seu pronunciamento e na justificativa de seu projeto, Edilázio Júnior reconheceu o importante trabalho que a homenageada desenvolveu e vem desenvolvendo em prol da sociedade maranhense. Clara Moreira, esposa do falecido deputado federal Luciano Moreira, nasceu no município de Fortaleza, Estado do Ceará, tem quatro filhas: Lara, Ticiana, Lia e Rafaela e cinco netos: Luciano Tito, Lucy, Beatriz, Mel e Mateus.

Professora graduada, formada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, Clara Moreira atualmente está cursando Direito no Ceuma. Foi diretora administrativa da Companhia Energética de Roraima e diretora administrativo-financeira do mesmo órgão, no mesmo Estado. Em São Luís foi assessora especial da Emap e coordenou a campanha que culminou coma eleição de Luciano Moreira para a Câmara Federal, dentre outras funções que exerceu.

Da tribuna, Edilázio Júnior externou seu orgulho em conceder um título aprovado pela unanimidade dos senhores deputados, a tão ilustre pessoa que, ao lado do marido, Luciano Moreira, tem uma vasta folha de serviços prestados ao Maranhão. Lembrou a experiência de Clara Moreira com trabalhos sociais e declarou: “Temos orgulho de ter a senhora como filha desse Estado”.

Na data de 29 de outubro de 2009, quando Luciano Moreira recebia o título de Cidadão Maranhense, ,Edilázio Júnior comunicou a ele que caso se elegesse deputado conferiria o título de Cidadã Maranhense a Clara Moreira. “E isso demonstra que nossa amizade antecede à vida pública”, acrescentou. Ao destacar projetos de Luciano Moreira, como os Vivas, escolas, apoio aos idosos e aposentados, Edilázio Júnior foi às lágrimas ao saudá-lo como homem público, como família, como pai e como avô.

A MAIS NOVA CIDADÃ MARANHENSE

Clara Moreira iniciou seu emocionante pronunciamento afirmando que “a vida de todos nós certamente há de ter sido criada para um propósito nobre; o sopro de Deus que nela está presente nos guia para as coisas boas, para agradecer a cada dia e, sobretudo, para fazer o bem. Fora disso, nada tem sentido, nem vale a pena. Eu vim aqui hoje com meu coração repleto do sentimento de gratidão. E falo não apenas em meu nome, mas da minha família e do nosso saudoso Luciano Moreira”.

Clara lembrou que seu marido também foi homenageado pela Assembleia e tratou o Maranhão como sendo um lugar maravilhoso que nossos poetas eternizaram em versos marcados dentre os mais bonitos da língua portuguesa e todos os brasileiros nos orgulhamos disso.

Ela disse que na tribuna da Assembleia Legislativa se ouviram discursos que formaram a consciência de várias gerações e que tanto ela como sua família se sentiram em casa desde o dia em que chegaram ao Maranhão. “Jamais tivemos a sensação de sermos estranhos aqui”, orgulhou-se. Segundo Clara, no Maranhão todas as expectativas dela e de sua família foram em muito ultrapassadas, por isso se sentem gratificados por participar de importantes momentos da administração pública estadual, em especial sob a liderança da governadora Roseana Sarney.

Lembrando as exatas palavras que conseguiu dizer no velório de Luciano Moreira, no plenário da Assembleia Legislativa, Clara acrescentou que, no seu modo de ver, a política é um dos mais eficientes instrumentos que todos temos para tornar reais os sonhos das pessoas, para viabilizar projetos que atendam as necessidades da comunidade, para fazer valer o desejo da maioria.

A VOZ DA ASSEMBLEIA

Falando em nome do Poder Legislativo, o presidente Arnaldo Melo ensinou que entre as prerrogativas da Assembleia está a concessão de títulos de cidadania para todos os que têm serviços prestados ao Maranhão. Para ele, os maranhenses se sentem honrados em receber essa família do Ceará que veio nos trazer exemplos de competência e lealdade.

Arnaldo Melo afirmou que a Assembleia estava concedendo aquela homenagem a uma mulher brasileira que no Maranhão continuará a construir sua história. Lamentou, igualmente, a ausência de Luciano Moreira e lembrou que dentro da Federação da República Federativa do Brasil não existem fronteiras


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.