Suspensão da refinaria provocou o adiamento da duplicação da BR 135
Alta fonte da Vale informou ao blog que não são verdadeiras as acusações de que a empresa seria a responsável pelo adiamento do processo licitatório das obras de duplicação da BR 135, mais conhecida como “rodovia da morte”.
Segundo o graduado assessor, o debate não está sendo levado a sério e apontou como causa principal a retirada da refinaria Premium da pauta de prioridade da Petrobrás. ” Uma obra está intercalada a outra. Daí a razão de adiar a abertura da licitação e, consequentemente, o início da duplicação da rodovia”, argumentou.
Para ele, se as obras da Premium não fossem interrompidas, com certeza a duplicação seria prioritária nos planos do Dnit.
E revelou mais ainda: a Vale tem conhecimento de que a duplicação será feita em ordem inversa, começando pelo trecho de : Miranda a Entroncamento, para ser executada a etapa seguinte que compreende Entroncamento a Bacabeira e Estiva.
– Mas o trecho nevrálgico, o percurso de maior números de acidentes fatais fica entre Estiva e Bacabeira. Vamos continuar assistindo mortes e mais mortes, até que o Governo Federal decida retomar a Premium? – Indagou o blog.
– Não posso responder a questão por se tratar de iniciativa pública, de políticas de governos, ou de falta de política pública dos governos”, respondeu, sem querer alongar mais a conversa e elogiar as cobranças que o blog faz pela solução do problema.Coincidentemente, o deputado federal Francisco Escórcio, o parlamentar que mais tem atuado em favor da duplicação da BR 135, tanto nos bastidores quanto no parlamento, confirmou ontem ao blog que o processo de licitação começa a ser resolvido em favor da empresa EIT, do Ceará, e que as obras começarão exatamente pelos trechos inversos. A fonte da Vale, então, tem razão.E até chegar ao ponto mais reclamado (Estiva/Bacabeira), quantas mortes iremos contabilizar? Quantos parentes e amigos teremos que enterrar?
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A NOVELA DA DUPLICAÇÃO DA BR-135, TRECHO DA ESTIVA A BACABEIRA, PARECE NÃO TER FIM. ANO PASSADO O DENIT/MA APRESENTOU UMA PLANILHA SUPERFATURADA EM MAIS DE R$ 100 MILHÕES, FATO QUE MOTIVOU A VINDA DOS TÉCNICOS DO TCU AO MARANHÃO, IMEDIATAMENTE ELES DETECTARAM A ROUBALHEIRA E SUSPENDERAM A LICITAÇÃO DA OBRA, ENTRETANTO, A ESTE FATO NÃO FOI DADA A DEVIDA IMPORTANCIA, TALVEZ PORQUE OS AUTORES DA PLANILHA SUPERFATURADA TENHA SIDO “PEIXE GRAUDO”.NOVAMENTE VEM A BAILA A QUESTÃO, E MAIS UMA VEZ O DENIT NACIONAL ADIA A DUPLICAÇÃO DA BR-135, ISTO É MUITO LAMENTAVEL, PORQUE OS ACIDENTES CONTINUA ACONTECENDO E VIDAS HUMANAS SE PERDENDO.ATÉ PARECE QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES EM BRASILIA, INCLUINDO SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, MINISTROS, SÃO TODOS ZEROS A ESQUERDA, OU SEJA NÃO TEM NENHUM PRESTIGIO JUNTO A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF.É POSSIVEL QUE QUANDO UMA AUTORIDADE SE ENVOLVER EM UM ACIDENTE EM PERIZ ELES RESOLVAM FAZER A TAL DUPLICAÇÃO.
Claro que a Vale não vai declarar sua parcela de culpa e a grande prova que tem “culpa no cartório” é justamente um assessor da Vale ter informações privilegiadas sobre o inicio das obras, locais e tudo mais. A Vale quebrou varias empreiteiras do MA , causa grande impacto ambiental ao longo de toda ferrovia e agora em busca de lucro desenfreado colabora para o crescimento de acidentes na BR.
Cardoso,
Parece que se o senador José Sarney não tivesse buscado um contato direto com a presidente Dilma, a fim de pressionar o Ministério dos Transportes, essa licitação para início dos trabalhos de duplicação da BR-135 não aconteceriam.
É de se lamentar, por outro lado, que a bancada federal, com exceção do batalhador Chiquinho Escórcio, não tenha se mobilizado hé muito tempo, numa verdadeira cruzada para remover essa caveira-de-burro que entrava o início desse trabalho.
Agora, imaginar-se que o projeto prevê o inicío da duplicação no trecho entre Miranda e Entroncamento, à altura da entrada para Itapecuru, soa até como descaso diante do crescente número de mortes por acidentes fatais, justamente no trecho que todos sabemos ser o mais perigoso: Estiva – Bacabeira.
Por que que a bancada maranhense não faz pressão junto ao MT para que seja atendida a vontade do povo? Ou seja, que os trabalhos comecem entre Estiva – Bacabeira? Se se configurar na prática essa aberração, é o mesmo que rir da desgraça dos motoristas maranhenses e das dezenas, centenas de famílias que ainda chorarão seus mortos nesse trecho tão perigoso, sem acostamento à direita de que vai pra Bacabeira…
Não dá pra entender tanta insensibilidade num projeto de tamanha envergadura, que se presume seja resultado de um profundo estudo de viabilidade técnica…
JRCAMPOS, jornalista
Tem sim um deputado comprometido não só com essas obras das estradas, como de muitas outras em prol de municípios e do estado do Maranhão.
Este deputado tem nome. Sr. Chiquinho Escorcio.
Todos acham fácil a disputa por qualquer coisa que envolva o Brasil como um todo, muito mais, em se tratando de liberação de recursos. Tem o lado burocrático, que envolve projetos, e de todos os conceitos básicos para execução das obras, além do lado orçamentário.
Muitos estados, também disputam palmo a palmo, liberação desses recursos.
Esse deputado o Chiquinho, tem feito muito boas coisas pelo nosso estado.
Acontece, que se todos trabalhassem desta forma, o Maranhão iria ganhar muito mais.
Lembremos dos cursos nas áreas de saúde, por exemplo.