A governadora Roseana Sarney não fez o menor esboço ao saber do Projeto de Resolução, que circulou no Diário Oficial de hoje que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o dia 15 deste. Pelo calendário normal, a disputa acontece em dezembro.

Plenário da Assembleia do MaranhãoPlenário da Assembleia do Maranhão

O silêncio da governadora acendeu o sinal vermelho de alguns deputados. Dos nove membros da Mesa Diretora, cinco assinaram o projeto e quatro mais identificados com o Palácio dos Leões ficaram de fora.

Assinaram Arnaldo Melo, Marcos Caldas, Neto Evangelista, Edilázio Júnior e Cleida Coutinho. Não toparam a parada os deputados Afonso Manoel, Francisca Primo, Hélio Soares, Jota Pinto

Agora há pouco, por volta das 20h, um alto assessor palaciano informou ao blog que a maioria da base governista só vota favorável se tiver a sinalização da governadora. “Roseana não se envolverá, até porque o Legislativo é um poder autônomo, e ficará a cargo da coinciência de cada parlamentar”, deu o recado a fonte.

De dez deputados ouvidos agora à noite, antes de se deslocarem para um jantar oferecido pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, todos disseram que a eleição passa pelo Palácio dos Leões e nenhum deles pretende se arriscar antes de conversar com a governadora ou com um interlocutor autorizado por ela.

No ano passado houve igual tentativa de antecipar a eleição da Mesa Diretora, mas os Leões rugiram e a proposta foi engavetada, momentaneamente.

Embora as relações da governadora com os deputados, principalmente os da sua base, não esteja nem 30%, alguns preferem ficar observando as movimentações.

Reclamam da ausência da liberação das emendas parlamentares, do atendimento de suas reivindicações, dos vetos aos seus projetos e do contato mais direto com a governadora. Mas, como diria o saudoso deputado Nagib Haickel, “governo é governo”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.