Obra é um dos presentes à capital maranhense no ano de seu quarto centenário

O prefeito João Castelo, acompanhado de autoridades, descerrou a placa  de inauguração da nova Avenida Mário AndreazzaO prefeito João Castelo, acompanhado de autoridades, descerrou a placa de inauguração da nova Avenida Mário Andreazza

Em uma solenidade concorrida e regada às manifestações culturais da terra, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou a nova Avenida Mário Andreazza, com uma extensão de 1.482 metros, um dos presentes à capital maranhense no ano de seus 400 anos. As obras de reconstrução e adequação do traçado da via, que liga as avenidas Daniel de La Touche e São Luís Rei de França, foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 5,2 milhões, por meio das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A reconstrução da Mário Andreazza foi elaborada a partir de um projeto do urbanista Domingos Brito, titular da Semurh, e faz parte do Programa de Obras São Luís 400 anos, que marca uma série de ações que estão sendo implementadas pela administração municipal como forma de presentear a capital maranhense no ano em que se comemora o seu quarto centenário de fundação.

Acompanhado de secretários, João Castelo percorreu a nova Avenida Mário AndreazzaAcompanhado de secretários, João Castelo percorreu a nova Avenida Mário Andreazza

Na solenidade bastante prestigiada por políticos e populares, João Castelo, acompanhado da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, descerrou a placa de inauguração da avenida ao lado dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas; de Habitação e Urbanismo, Domingos Brito; e de Governo, José Reinaldo Tavares; do engenheiro Mário Gualberto Urtiaga Andreazza, filho do ministro Mário Andreazza, de parlamentares federais, estaduais e municipais e de um grande número de lideranças comunitárias de vários bairros da capital maranhense.

Castelo destacou, ainda, que a nova avenida proporcionará mais conforto e segurança a todos que a utilizarem. “É uma obra para toda a cidade que beneficiará a todos que circulam em São Luís pela fluidez no trânsito”, disse o prefeito, que foi saudado pelos alunos do Colégio Literato e pelo diretor da escola, Paulino Delmar.

“Estamos instalados aqui há 30 anos e o que mais esperamos era ver essa avenida como está agora, possibilitando o fluxo fluente no trânsito e valorizando toda essa área”, destacou o diretor da escola Literato.

Além dos deputados federais Carlos Brandão e Pinto da Itamaraty (ambos do PSDB), estiveram presentes ao evento secretários municipais, os deputados estaduais Gardênia Castelo e Neto Evangelista, também do PSDB, os vereadores José Joaquim e Gutemberg Araújo, ambos do PSDB, Ivaldo Rodrigues (PDT), Vieira Lima e Batista Matos, ambos do PPS, Josué Pinheiro (PSDC), Chaguinhas e Nato, os dois do PRP.

A solenidade contou também com a participação da Banda da Guarda Municipal e do grupo cultural Companhia Baile de Caixa, do bairro Fé em Deus.

Estrutura moderna – A nova Mário Andreazza tem uma extensão de 1.482 metros, com dez metros de largura, e conta com duas faixas de tráfego e 5.000 m² de passeio em concreto estrutural. Além disso, ganhou 2.000 m² de sinalização horizontal. Na obra, foi realizada também a readequação da rotatória de acesso à Avenida São Luís Rei de França.

Os trabalhos executados na Mário Andreazza foram feitos por etapas. Inicialmente, a Prefeitura realizou os serviços de 950 metros de drenagem profunda; em seguida, a aplicação de 3.500 m³ de base de rolamento em BSG (Brita Graduada Simples), técnica que evita a retirada da camada de asfalto já existente, garante mais resistência e impede a lama laterita que se acumulava às margens da avenida em período chuvoso, assegurando maior vida útil ao asfalto.

Depois de concluída toda esta fase de rolamento em BSG, as intervenções seguiram com imprimação, pintura de ligação, aplicação de 2.100 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), implantação de 4.100 metros de drenagem superficial (sarjeta e meio-fio) e sinalização.

Nova iluminação – A Mário Andreazza recebeu uma nova iluminação pública com 46 pontos de luz. Foram utilizadas lâmpadas a vapor de sódio de 400 wats, instaladas em postes metálicos tipo cônico reto, suporte com altura de 10,5 metros e luminária APC 101 de alta eficiência iluminotécnica. Esta iluminação terá um alto nível de uniformidade, o que proporcionará uma alta qualidade luminosa à avenida e excelente conforto visual aos seus usuários.

A obra da via permite mais fluidez ao trânsito e uma opção melhor de escoamento, descongestionando o tráfego na área. Com a construção da nova Avenida Mário Andreazza, a Prefeitura de São Luís soluciona mais um problema crônico na malha viária da capital, a exemplo do que já realizou nas avenidas de acesso ao Parque Vitória, na Santos Dumont e na Mauro Bezerra, antigo Canal do Caratatíua.

A reconstrução da Mário Andreazza vem somar ao conjunto de obras estruturantes em execução em São Luís, como os canais do Cohatrac, Rio Gangan, Mercado Central/Portinho, Rio das Bicas, Tropical Shopping, recuperação da Cônego Tavares, entre outras, que visam proporcionar à população da capital maranhense mais qualidade de vida.

A nova Avenida Mário Andreazza, com uma extensão de 1.482 metros, é um dos presentes à capital maranhense no ano de seus 400 anosA nova Avenida Mário Andreazza, com uma extensão de 1.482 metros, é um dos presentes à capital maranhense no ano de seus 400 anos
A nova Avenida Mário Andreazza, com uma extensão de 1.482 metros, é um dos presentes à capital maranhense no ano de seus 400 anosA nova Avenida Mário Andreazza, com uma extensão de 1.482 metros, é um dos presentes à capital maranhense no ano de seus 400 anos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Devido à prática de rachadinha (desvio de salário), o Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 9 ...
No último dia 8 de maio, às 20h15, um momento marcante ocorreu no Hospital Materno Infantil ...
Secretária da SEMUS já empenhou R$ 12 MILHÕES à empresa do ex-assessor e amigo do prefeito ...
Durante pronunciamento realizado nesta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa do maranhão, o deputado estadual Zé Inácio ...
A diretoria do Sinproesemma não se cansa de lutar para que algumas bancas de advogados lancem ...
Participaram também da conversa os jornalistas Caio Hostilio e Domingos Costa. Muitos detalhes que colocam ainda ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.