Roberth e Vianey Bringel. Foto: Agora Santa inêsRoberth e Vianey Bringel. Foto: Agora Santa inês

O titular do blog, Luis Cardoso, após orientação de seus advogados, decidiu processar a deputada Vianey Bringel por calúnia, injúria e difamação. Ela, mesmo sem citar o nome, acusou da tribuna da Assembleia Legislativa o blog de receber dinheiro para publicar denúncias comprovadas contra a gestão de Roberth Bringel, prefeito de Santa Inês, de quem é esposa.

A parlamentar se sentiu ofendida por causa da publicação: Município do MA paga família de prefeito com recursos do SUS (reveja aqui) em que mostra o nepotismo na cidade administrada pelo seu esposo. Além disso, o blog noticiou no dia seguinte contratos que mostram o arrendamento do hospital Thomaz Martins, de propriedade da mesma família do prefeito e de uma empresa que administra o mesmo estabelecimento, também dos mesmos familiares.

A deputada afirmou que tudo que é publicado pela imprensa é pago e custa caro e que ela mesmo já teve que pagar, mas pouco, por não ter dinheiro. Assim agem os que são descobertos cometendo ilícitos.

Os blogs, que hoje têm mais penetrações que a mídia impressa, são fortes dores de cabeça para gestores municipais, empresários corruptos e políticos que metem a mão no jarro. Hoje, pela via dos blogs, a população da mais distante e minúscula cidade sabe o que vem ocorrendo no seu município.

Os blogs têm sido alvo de ataques políticos.Os blogs têm sido alvo de ataques políticos.

Hoje forma-se neste país uma imensa corrente contra a imprensa livre e independente. Neste momento, por causa das deúncias e descobertas pela revista Veja sobre o crime do mensalão, tentam associar a revista de maior circulação do Brasil no esquema de Cachoeira. Era só o que faltava. Coisas da banda podre do PT, na qual o ex-presidente Lula comanda ao seu modo.

Aqui no Maranhão, denunciar gestores corruptos, empresários safados e políticos desonestos virou prática extorsiva ou tentativa de extorsão.  Foi a maneira mais leviana que acharam para tentar calar a imprensa independente. E o pior é que contam com alguns imbecis e instrusos no meio.

Existem bons e maus jornalistas, assim como bons e maus blogueiros, políticos e gestores, ou como em qualquer categoria. Recentemente, um dos mais acessados blogueiros na cidade de Campinas, São Paulo, foi pego e preso por prática de extorsão contra o prefeito da cidade. Com ele, a polícia encontrou, na saída do escritório do prefeito, cerca de R$ 50 mil.

Hoje, não é difícil desmascarar que prática de extorsão, assim como não é difícil com quem mete as mãos no dinheiro público. Ao primeiro, basta que a vítima grave as conversas via celular ou telefone convencional, se for o caso com testemunhas, ou com canetas que filmam e gravam ao mesmo tempo. Existem até gravadores ultrasensíveis em qualquer loja de eletrônico ou de informática.

Ao segundo, o gestor público ou políticos, existem os documentos que comprovam o roubo, os contratos publicados em editais e não executados, os resultados das auditorias. Como se observa, é fácil pegar na extosão e no desvio de recursos. Agora, não pode é achar que toda denúncia tem caráter extorsivo. Assim é querer intimidar e cercear o trabalho da imprensa livre.

O nosso blog é um veículo de comunicação, controlado pela empresa Assessoria Avançada. Funciona como se fosse um portal de notícias. E como tal tem uma equipe, que vai de jornalistas a motorista, de recepcionista a diretora executiva. Aqui se trabalha notícias sem vender as informações que são diárias, a todo momento. O batente do blog funciona nos finais de semana, feriados, faça sol ou chuva. Sem contar com as ameaças e os processos, que não são poucos, sendo que todos foram favoráveis ao blog.

Temos, sim, contratos de veiculação de notícias de interesse da coletividade, com empresas públicas e privadas, a exemplo dos grandes sites, da mídia impressa e eletrônica. Ao longo dos quatro anos de existência efetiva, fizemos algumas campanhas publicitárias em ônibus, camisas e panfletos. Em todas pedimos a colaboração do leitor e fomos correspondidos. Aliás, o site mais acessado dos Estados Unidos vive de doações dos seus leitores para permanecer independente.

Deixo claro que aqui não se omite os fatos, como também não criamos factóides. As denúncias aqui publicadas são documentadas. Por isso temos vencido todos os processos na Justiça. Evidentemente que no período eleitoral a tendência é aumentar o número de denúncias comprovadas de corrupção.

Após checadas, inclusive pelo setor jurídico, a população da cidade saberá como seu dinheiro vem sendo empregado. Doa a quem doer. Incomode a quem não quer ser incomodado. Quem não quiser aparecer de forma negativa no blog, que procure fazer o correto, não misturando o público com o privado ou fazendo do público o quintal de sua casa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Valor é referente a pagamento para familiares e vítimas que ficaram feridas, além do dano coletivo ...
O espaço integra um conjunto de 10 núcleos de atendimento a serem implementados por meio de ...
A prefeitura municipal de Pinheiro já disponibilizou em seu site oficial, a relação dos profissionais da ...
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar (SEMDES), sob a gestão da secretária Suelly ...
Neto Ferreira  Na manhã desta terça-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio ...
A cidade de Tuntum foi contemplada com o Programa Wi-Fi Brasil que tem como objetivo a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.