Redução atinge IPI para aquecer vendas de automóveis e IOF em operações de crédito.

R7

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (21) uma redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para compra de carros, além de outras ações para estimular o crédito. A redução será progressiva até agosto deste ano. O custo total das medidas é de R$ 2,1 bilhões.

Para carros para até mil cilindradas (1.0) vendidos por empresas instaladas no Brasil, o imposto será reduzido de 7% para zero até o fim de agosto deste ano. Já para carros importados, o percentual cairá de 37% para 30%.

No caso de veículos fabricados no Brasil de mil até duas mil cilindradas (2.0), o IPI para carros movidos a álcool e “flex” (gasolina e álcool) será reduzido de 11% para 6,5%. Já para os importados, o imposto cairá de 41% para 35,5%.

Segundo informações do Banco Central, a para compra de veículos, que registra atrasos superiores a 90 dias, atingiu em abril a marca de 5,7%, o maior percentual da série histórica, desde 2000.

Mantega ainda anunciou a liberação de parte dos depósitos compulsórios (recursos que ficam retidos no Banco Central para controlar a inflação) para estimular o crédito para a compra de veículos.

O financiamento terá mais parcelas, e o bancos privados também se comprometeram em reduzir a entrada para aquisição do bem, além de realizar redução do custo financeiro, ou dos juros do empréstimo. O BC vai liberar compulsório para viabilizar um volume maior de crédito nessas atividades e para reduzir o custo do crédito. Vai reduzir o compulsório para esta carteira de financiamento, para aumentar o volume do crédito e baixar o custo.

IOF
O governo também decidiu reduzir o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano. Não há prazo definido para a manutenção do imposto nesse patamar mais baixo.

De acordo com Mantega, as medidas servem para estimular a economia.

— Estamos diante do agravamento da crise financeira internacional. E isto está trazendo problemas para os emergentes como um todo. (…) O governo tem de tomar medidas de estímulo para combater as consequências dos problemas trazidos pela crise financeira internacional.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...
Na noite desta quarta-feira (01), Dia do Trabalhador, a gestão do prefeito Fernando Pessoa proporcionou mais ...
A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.