Da Folha.com
No próximo verão, 19 Estados têm risco alto ou muito alto de enfrentar uma epidemia de dengue, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde.

Estão na classificação de risco “muito alto” Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Na classificação de risco “alto”, estão Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Têm risco de epidemia considerado “médio” Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

O nível de risco foi calculado segundo uma nova metodologia criada pelo Ministério da Saúde. Ele é calculado a partir de cinco indicadores: a incidência de casos de dengue em anos anteriores, a presença de larvas do mosquito nos municípios, o monitoramento do tipo de vírus que circulou nos últimos anos (há quatro tipos de dengue), a densidade populacional e a cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.

O objetivo do novo indicador, de acordo com o ministro José Gomes Temporão (Saúde), é antecipar as medidas de combate à doença. “Se não conseguirmos reduzir drasticamente a presença do mosquito, a situação que se projeta é muito preocupante” afirmou.

De acordo com o ministro, há duas semanas começou a ser testada uma vacina para a doença em brasileiros, numa parceria entre a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e o laboratório Sanofis-Aventis.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Willer Tomaz processou Robert Lobato (já falecido) e perdeu ação. Também é a segunda vez que ...
Mais uma escola foi entregue aos ribamarenses. Dessa vez, a comunidade de Juçatuba, localizada na Zona ...
O Instituto Exata divulgou nesta terça-feira, 7, dados que mostram que o atual prefeito da cidade, ...
O diretor do Sistema FC de Comunicação, Cícero de Sousa, foi identificado como um dos assessores ...
A ex-governadora do Maranhão e atual deputada federal pelo MDB pediu licença para tratar da saúde ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.