A bancada maranhense no Senado votou contra os municípios no projeto que distribui equitativamente os royalties do Pré-sal, aprovado na madrugada da última quarta-feira, em que o Governo Lula foi derrotado.

Do total de 81 senadores, 48 votaram a favor e 21 contrários à emenda que redistribui os Royalties e a participação especial de todo o petróleo da plataforma continental para Estados e Municípios. Outros 11 senadores estiveram ausentes da sessão.

Os senadores maranhenses Edison Lobão e Mauro Fecury, ambos do PMDB votaram contra, enquanto Epitácio Cafeteira (PTB), se ausentou do plenário para não votar a emenda, embora tenha garantido a prefeitos maranhenses que votariam favorável à matéria.

Na véspera da votação, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), recomendou aos três senadores maranhenses – Edison Lobão (PDMB), Epitácio Cafeteira (PTB) e Mauro Fecury (PMDB) – que votassem contra o substitutivo apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O substitutivo de Jucá, líder do governo no Senado, criava o Fundo Social, formado com recursos do pré-sal, incluindo neste a partilha dos recursos do petróleo e do pré-sal.

Em contato com o senador Mauro Fecury (DEM), o 2° vice-presidente da FAMEM, Vadilson Dias, esclareceu que de acordo com o substitutivo do senador Romero Jucá apenas 42 municípios da federação serão beneficiados, concentrando-se nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Fecury se comprometeu em votar a favor dos prefeitos do Maranhão e do país.

Os senadores Lobão e Cafeteira não foram contatados pessoalmente, mas receberam a mensagem da FAMEM.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.