Com o carro ainda na oficina (agora sendo trabalhado o motor), tenho usado táxis para deslocamentos necessários.

Geralmente os do sistema Ligue Táxi 3222-2222. Um amigo já me alartava: não é confiável quando se deixa um objeto, por acaso, em um dos veículos. Talvez uma parcela.

Estive com o jornalista Roberto Kenard, conversando em sua residência, na noite de quarta para quinta-feira. Além do bom papo, o velho e adorável Old Parr e pestiscos maravilhosos.

Lá pelas tantas, decidi ir pra minha casa. Ligue para o 3222-2222. Demorou, como de costume. Estávamos, eu e Kenard, na porta de sua residência quando o véículo chegou. Entrei no carro falando ao celular.

No mesmo dia, logo cedo, acordei e percebi a falta do aparelho. Havia esquecido no banco da frente do táxi. Liguei imediatamente para o sistema. Identificaram a viatura 064 que me levara para o Recanto dos Vinhais.

Alívio! Teria meu aparelho de volta. Passei o dia todo ligando para o sistema, mas o dono e condutor do veículo estava fora do ar.

Hoje, pela manhã, ao tomar outro táxi para fazer compras na feitas do Vinhais, contei o episódio ao taxista, que logo aconselhou a compra de um outro aparelho.

E disse que era costume alguns taxistas ficarem com objetos deixados dentro dos veículos ligados ao sistema Ligue Táxi. Não acreditei.

Minutos mais tarde, a operadora ligou para informar que o aparelho não tinha ficado dentro do carro. Como não? Saí direto para minha casa, ainda lúcido, conversando ao telefone, e fui dormir? Qual a razão de uma hora depois o aparelho já estava desligado?

Lamento apenas ter perdido a agenda, os contatos que estão no aparelho. Terei que começar tudo outra vez.

O sistema Ligue Táxi veio falido de Teresina para São Luís. Lá, assim, como cá, é grande a incidência de queixas por objetos desaparecidos nos carros.

Aqui em São Luís, o sistema tem perto de 300 veículos associados. Soube que proprietários chegam a pagar até R$ 400 por quinzena para o sistema. Prova de que o faturamento é alto, mas a responsabilidade com os objetos dos clientes é mínima. Lamentável.


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