O presidente do Senado Federal, José Sarney, sofreu duas derrotas enquanto estava no hospital Sírio Libanês para uma cirurgia no lábio superior, do lado esquerdo.

Viu sua filha, a governadora Roseana Sarney,  perder o PT maranhense, a quem imaginava que fosse coligar com o PMDB local. O PT optou pela aliança com o PCdoB de Flávio Dino. 

Sarney, do leito do hospital, esperneou. Tentou pressionar o presidente Lula para reverter a decisão petista. De nada adiantou.

Três dias depois olhou irado o Ministério de Minas e Energia fugir do seu controle. Queria alguém da sua cota pessoal em lugar de Edison Lobão. Sarney sempre deitou e rolou no setor energético do país.

Fora convencido por amigos mais próximos que uma indicação sua poderia atrapalhar a presidenciável Dilma Rousseff. A imprensa nacional estava de olhos abertos. Acabou cedendo.

Então, prevaleceu o nome do engenheiro eletricista, com mestrado em Engenharia Elétrica, Márcio Pereira Zimmermann( foto ). da cota pessoal da ex-ministra presidenciável.

Quando da substituição do então ministro de Minas e Energia, o maranhense Slias Rondeau, exonerado por corrupção, Sarney ainda não tinha experimentado passar pelo olho do furacão.

Ainda posava de magistrado, distante de qualquer envolvimento com ilícitos. Nem seu filho, Fernando Sarney, havia sido pego em dezenas de falcatruas.

Por isso, indicou o nome do senador Edison Lobão, depois de uma cana de braço com a ministra Dilma Rousseff, que ainda não morria de amores por Sarney. E muito menos por Roseana.

Dilma queria Márcio Pereira Zimmermann, que é funcionário da carreira da Eletrosul desde 1980, tendo sido diretor de Produção e Comercialização 

Já trabalhou  em Itaipu e Eletrobrás. Também já foi secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia.

Hoje, o jornal O Globo publicou em uma das colunas que Edison Lobão lutou até derramar a última gota de suor por outro nome mais ligado ao senador Sarney.

E que teria descido da sua elegância e desnudado seu lado gentleman lá pelas tantas da madruga de terça-feira. “Lobão se descabelou pela primeira vez”, diz o colunista.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.