O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Programas Urbanos e em conjunto com o Conselho das Cidades realizará Seminários Regionais de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos nas cidades de Goiânia, Belém, Recife e Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2009, com o objetivo de debater a Política Nacional de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos junto a representantes dos poderes judiciários e legislativos, órgãos governamentais e sociedade civil organizada.

Apresentação de estudos

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, torna pública a chamada para apresentação de Estudos de caso de conflitos fundiários urbanos com enfoque nos métodos de prevenção e mediação sob contexto regional que comporão os Seminários Regionais de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos a serem realizados nas cidades de Goiânia, Belém, Recife e Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2009, conforme quadro a seguir:

Os objetivos da apresentação dos estudos de casos são aprofundar o conhecimento, discutir e avaliar as experiências de prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos materializadas nos últimos anos em todo o território nacional. Neste sentido, os Seminários se constituirão em um espaço propício para a busca de soluções inovadoras e eficazes na superação dos obstáculos enfrentados nos processos de prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos. Lembrando – se que o primeiro seminário regional foi realizado na região sul, na cidade de Curitiba/PR no inicio do corrente ano.

Serão selecionados um conjunto de experiências representativas da diversidade de situações de conflitos fundiários urbanos, considerando aspectos sociais, culturais, territoriais e econômicos de iniciativa de municípios, Estados, Distrito Federal, entidades não governamentais representativas de moradores ou de assistência a processos de mediação e prevenção de conflitos.

Os Estudos de caso necessariamente serão expostos em painéis ou mídias audiovisuais. Sendo que, os mesmos serão selecionados e sistematizados pelas Comissões Regionais de Organização de cada Seminário.

A apresentação de trabalhos será realizada paralelamente à programação do evento, ocorrendo em espaço reservado especificamente para esta atividade, que será disponibilizado pela SNPU, assim como toda a estrutura, equipamentos e apoio para a exposição dos casos. Não obstante, caberá unicamente ao interessado a responsabilidade pela preparação do material e o transporte do mesmo para o local do evento.

Para cada trabalho apresentado, em formato painel, será reservado um espaço expositivo máximo de 1m x 0,60m. Por fim, os trabalhos em mídia audiovisual serão apresentados obrigatoriamente em projetores do tipo Data Show.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.