da Folha Online

Um levantamento feito pela ONG (organização não-governamental) Transparência Municipal revela que, dos mais de 5.563 prefeitos eleitos em 2008 – e que tomaram posse nesta quinta-feira (1º)–, 514 (9,24%) não concluíram o ensino fundamental.

De acordo com o estudo, destes, a maioria ficará no comando das prefeituras de municípios com até 5 mil habitantes. Segundo a pesquisa, que cruzou dados de 2008 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 1.154 cidades com até 5 mil habitantes no Brasil.

De acordo com a pesquisa, quanto maior o número de habitantes no município, maior é o grau de instrução do prefeito eleito. Segundo a ONG, prefeitos com nível superior completo apresentam uma participação de 31,37% para os municípios com até 2 mil habitantes, que se eleva gradualmente até atingir uma participação de 100% para as cidades acima de 5 milhões de habitantes.

O estudo revela, porém, que a maioria dos prefeitos (43,93%) possuem curso superior, enquanto 26,32% concluíram o ensino médio.

Participação feminina

Outro dado que chama a atenção é em relação ao número de mulheres eleitas em 2008. Apenas 8,99% dos eleitos são do sexo feminino. Ou seja, apenas 500 das 5.653 prefeituras brasileiras serão comandadas por mulheres entre 2009 e 2012. Segundo a pesquisa, a participação das mulheres é maior entre as cidades com até 20 mil habitantes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação, sob a liderança do secretário Carlos Júnior ...
Na manhã desta sexta-feira (14), o deputado estadual Wellington do Curso (Novo) realizou uma visita de ...
Com a disposição para dialogar e sanar os problemas enfrentados pela população, o governador Carlos Brandão ...
Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deu cumprimento ao mandado de ...
Nesta quinta-feira (13), um episódio lamentável e criminoso foi flagrado pelas câmeras de segurança de um ...
O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira (12), onde ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.