Por Cássio Euller
Direto de Brasília

Numa reunião hoje pela manhã a porta fechada no hotel Kubitschek Plaza, o advogado José Eduardo Alckmin voltou a externar a sua convicção de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não julgará esse ano o processo de cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), que de ontem ficou previsto para entrar hoje na pauta.

Essa afirmativa dita por Alckmin, Greenhalgh e ultimamente por Francisco Rezek aos poucos é sentida como uma certeza principalmente pelo próprio governador.

Com o anuncio de que o TSE julgaria durante a sessão de ontem, Jackson Lago, que se encontrava em Salvador, chegou às 17 horas em Brasília para acompanhar o julgamento de seu mandado pela TV Justiça. Porém, ainda no aeroporto, foi convencido mais uma vez por Alckmim que o processo não seria pautado para a sessão de ontem. E não foi mesmo.

A torcida é imensa para que o julgamento seja empurrado para o próximo ano. Isso só será uma coisa certa se o TSE deixar de julgar hoje, conforme prometido pelo presidente da Corte, ministro Carlos Aires de Britto, adiando mais uma vez para a sessão que ocorrerá provavelmente na sexta-feira, 19, considerada a ultima do ano. Ai alguém pediria vista.

Se tem os que torcem pela vitória de Jackson outros fazem coro pela a sua queda. O ex-senador Chiquinho Escórcio comenta pelos corredores do Congresso que dessa o governador não escapa. “Todo o processo está muito bem fundamentado, com provas cabais de compra de votos e abuso de poder econômico”, afirma.

Sendo hoje ou não o julgamento, o fato é que tanto de um lado como do outro estão preparados para assistir a contenda de poder do Maranhão, através das modernas tv de plasma com detalhes em alta definição. Na residência do senador José Sarney , localizada na quadra 12 da península dos ministros no Lago Sul, o vai e vem de ontem a noite certamente vai continuar hoje. A insossa TJ Justiça lá foi ibope.

Já no outro pólo da cidade, mais precisamente no sétimo andar do Kubitschek Plaza, Setor Hoteleiro Norte, as imagens do plasma de 42 polegadas era o centro das atenções de nervosos jackssistas. Vibraram em alaridos quando depois de muita lengalenga da Corte o presidente Carlos Aires de Britto pediu desculpas a robusta platéia, justificando por que não daria para julgar o caso do governador Cássio Cunha Lima da Paraíba e o de Jackson Lago do Maranhão. Aderson Lago, o anfitrião, era o mais entusiasmado ao ponto de mandar estourar uma champanhe.

Há duas semanas que o chefe da Casa Civil se aquartelou em Brasília e tem sabido se articular muito bem ora no meio político, ora no meio jurídico, ao ponto de crescer ainda mais no conceito de Jackson Lago. A ultima idéia de Aderson é levar todos os governadores enrolados junto ao TSE para o que estão chamando de “fórum dos injustiçados” preparado para acontecer no próximo sábado ou domingo em São Luis. A iniciativa do chefe da Casa Civil foi aprovada por Jackson. Cássio Cunha Lima da Paraíba gostou da idéia e já teria marcado presença. Certamente o governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva, afilhado político do senador Jose Sarney, é o único da lista dos cassáveis a não ser convidado.

No meio do grupo tem um que também se destaca. O empreiteiro de nome Carlos Alberto, irmão do secretário- adjunto das Cidades e Infraeestrutura, conhecido em São Luís como pernanbuco, que financiou todas as campanhas eleitorais de Jackson Lago, aportou em Brasília e só sairá no próximo sábado. Carlos Alberto está hospedado no hotel Bonaparte. É ele que cuida dos pagamentos antecipados das seguidas publicações (em torno de oito) feitas pelo Correio Braziliense, cujos textos condenam os Sarney ao inferno e põe Jackson no céu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.