Foi de fundamental importância a atuação do ex-deputado estadual e atual chefe da Casa Civil, Aderson Lago, no processo de defesa do mandato de Jackson Lago. Não que o primo do governador tenha atuado como advogado no processo ou mesmo que tenha orientado os advogados a como proceder na questão.

Aderson Lago, ao contrário de muitos pedetistas históricos e tidos como estrategistas, assumiu o comando da batalha. Instalou o QG no hotel Kubiteschek Plaza, em Brasília, de onde partiram todas as articulações. Foi dele a iniciativa de dar visibilidade nacional ao caso, através da grande imprensa.

Em seguida, conforme fui informado, foi sugestão sua a participação pelos membros do MST e de outras pessoas na porta do Palácio dos Leões, numa reedição, ainda que fajuta, da Balaiada. De Brasília, soube, fazia o movimento engrossar. Ao mesmo tempo, orientou o deputado Domingos Dutra e fazer a ponte com o Campo Majoritário do PT, do qual fazem parte do ministro da Justiça, Tarso Genro e o ex-deputado federal e advogado Luis Eduardo Greenhalgh. A ala do PT abraçou a causa de Jackson Lago.

O movimento mais importante de Aderson Lago, é indiscutível como a parte primordial da estratégia, foi a aquisição do ex-ministro do TSE, Francisco Rezek, para atuar em defesa do mandato do governador. A sugestão foi do chefe da Casa Civil, mas a ponte foi o também ex-ministro do STF, Eduardo Alkmin, advogado de defesa na questão.

O pedido de vistas do ministro do TSE Félix Fischer poderia estar até escrito nas estrelas, mas a defesa em plenário de Francisco Rezek foi brilhante, em se comparando as dos advogados Eduardo Alkmin e Daniel Leite. Além do mais não não é desprezível lembrar que Félix Fischer foi alçado ao cargo pelo governo de FHC, tucano tanto quanto Aderson Lago.

O guerreiro Aderson Lago retornou a São Luís para cumprir uma nova missão, sem esquecer o processo pela cassação do mandato do governador Jackson Lago. Segunda etapa da guerra a ser travada a partir de janeiro de 2009, nos bastidores, e mais concretamente quando o TSE voltar do recesso, no início de fevereiro.             


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.