As lideranças das bancadas de oposição e governo na Assembléia Legislativa reuniram hoje, pela manhã e à tarde, na casa do presidente João Evangelista para selar os últimos acordos que resultaram na conclusão da chapa única para a eleição da Mesa Diretora, a ser realizada no dia primeiro, segunda-feira. A chapa consensual é um raro exemplo de maturidade política das duas bandas.

Os três principais cargos ficaram com a cara do governo, embora o primeiro-secretário tenha sido apontado pela oposição. Trata-se do deputado Antônio Pereira, que é da oposição, mas nunca se negou a votar as matérias do Palácio dos Leões. Aliás, da oposição ele tem sido o mais aquinhoado quando se trata da liberação de emendas parlamentares. O desejo da maioria da bancada era colocar o nome de Max Barros, um roseanista roxo. Mas venceu o bom senso, se é que se pode concluir que houve bom senso sempre que existe um acordo entre dois opostos. Um lado sempre leva a melhor, a bem da verdade. O governo lucrou.

Os outros dois nomes, Marcelo Tavares, presidente, e Camilo Figueiredo, vice-presidente, não causaram surpresas. Ambos foram garantidos em função de acordo de campanha do governador Jackson Lago. Tavares foi indicado pelo tio, ex-governador José Reinaldo Tavares e referendado pelo atual presidente João Evangelista. Já o nome de Camilo Figueiredo foi uma espécie de compensação porque ele seria, na verdade, o presidente.

O acordo nesse sentido foi feito no segundo turno pelo então candidato Jackson Lago com o prefeito de Codó, Biné Figueiredo, pai de Camilo. Jackson Lago ainda ensaiou o nome do filho do prefeito, mas sentiu a reação em plenário. E optou pelo segundo acordo, com Evangelista e Tavares. Assim age um governante para não forçar a barra.    


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.