O empresário e presidiário Joaquimj Laurixto, afilhado legítimo do senador José Sarney, foi executado hoje cedo da manhã, com quatro tiros, dentro do seu carro, no São Cristovão. A polícia trabalha com a linha que remete ao crime de encomenda. Laurixto era acusado de comandar o crime organizado e de ter mandado matar mais de dez pessoas, entre políticos, empresários e um delegado. Ele ficou preso em Pedrinhas pelo assassinato do delegado Stênio Mendonça, mas estava em liberdade condicional, a exemplo do amigo José Gerardo de Abreu.

O empresário era filho do falecido Laurixto, que era o guarda-costa do então governador José Sarney. O pai, a exemplo do filho, foi vítima de emboscada e morreu. Laurixto, o filho, foi batizado por José Sarney, de quem era protegido. Na época em que o então secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, começou a desvendar o crime organizado no Maranhão e descobriu que o empresário era um dos chefes, o senador José Sarney tentou junto a filha governadora livrar Laurixto das linhas de investigação. Roseana não cedeu aos apelos do pai.

Joaquim Laurxito teve prisão decretada pela morte do delegado Stênio Mendonça e fugiu. A sua empresa de terraplenagem, porém, continuou trabalhanho para o Estado. Naquela época, Laurixto foi visto por diversas vezes inspecionando obras em Buriticupu e Santa Luzia, o que dava sinais de que a governadora estava protegendo o afilhado do pai senador. Pressionado por delegados, Raimundo Cutrim intensificou as diligências e acabou prendendo o empresário. Em Pedrinhas, Laurixto tinha tratamento diferenciado, com as mordomias proíbidas para os demais companheiros de presídio. Ele, até às 7h da manhã de hoje, era um arquivo vivo. Agora, virou arquivo morto.    


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.