O Ceuma tirou das suas salas de aula 400 alunos por inadimplência. A maioria não pagou seis, cinco, quatro ou três meses e mais a rematrícula. Outros, nem tanto. Outras faculdades em são Luís não ousaram tanto.

Não humilharam tanto. Permitiram que os universitários permanecessem estudando, mas cientes de do compromisso a ser quitado. E mais: tentam negociar de todas as maneiras para que nenhuma das partes seja prejudicada. É o sensato.

Não tenho absoluta certeza, mas parece que existe uma lei que ampara o estudante inadimplente, sem encobrir seus débitos que devem ser pagos. O errado e frustrante e tirá-los na marra da sala de aula.

Alguns pais são empresários e têm como cliente o poder público. Outros trabalham para empresas que prestam serviços ao poder público. Tanto um quanto o outro estão com seus compromissos atrasados.

Infelizmente, tudo aqui gira em torno do poder público. Onde a iniciativa privada é fraca, o poder público exerce o domínio. Se o poder público pára, o privado vai à falência.

As empresas privadas, a maioria presta serviços ou vende para o poder público, não recebem há mais de três meses. Algumas estão com o pé na falência, outras sobrevivendo como podem. Aos proprietários não sobra para pagar os deveres de casa.

Existem empresas de pessoas próximas do governador Jackson Lago que atravessam a mesma crise. Tudo por conta do Orçamento Geral do Estado que ainda permanece fechado, embora tenha sido aprovado pela Assembléia Legislativa.

Para os dirigentes do Ceuma pouco importa a real situação dos pais de alunos, o que interessa mesmo é o dinheiro no cofre da faculdade. Pouco importa interromper o futuro de um jovem, o que interessa mesmo é o capital para sustentar as riquezas dos donos do Ceuma.

O Ministério Público e a Justiça precisam olhar para a situação de 400 estudantes universitários que foram tirados da sala de aula, que estão tendo seu sonho interrompido, que podem enxergar na frustração o caminho mais fácil para o indesejável.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.