A pesquisa feita pelo Vox Populi, encomendada pelo jornal O Imparcial, para auferir a preferência do eleitorado de São Luís, caso a eleição fosse domingo passado, traz dados surpreendentes.

Na simulação mais correta e mais confiável, que é a pesquisa espontânea, João Castelo lidera com 7% seguido do secretário Canindé Barros, com 2%, isto porque o primeiro colocado, Tadeu Palácio, e o terceiro, Roseana Sarney, não são candidatos.

O resultado, quando a população não é induzida, mostra que apenas 30% da população escolheram seu candidato.

Canindé em segundo lugar II

A diferença entre Castelo e Canindé parece pequena, 5%, considerando que o atual dirigente da Emap foi governador, deputado federal por três mandados, senador da República e quatro vezes candidato a prefeito da capital.

Castelo, na verdade, sempre aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas antes do processo eleitoral efetivamente se iniciar, lá pelas bandas do mês de junho. Foi sempre assim em todas as eleições das quais participou. Perdeu todas para Jackson Lago e uma para Conceição Andrade. Ou seja; Castelo nada, nada, e acaba morrendo na praia.

Canindé em segundo lugar III

Para quem exerce pela primeira vez um cargo de secretário municipal, sem nunca ter tido mandato eletivo, os números dão Vox Populi conferidos a Canindé Barros, no presente momento, são bons.

Na consulta espontânea, Canindé está à frente dos outros candidatos do grupo do prefeito Tadeu Palácio. Aliás, eles nem aparecem. Se a eleição fosse hoje, estariam de fora dos planos do eleitor de São Luís os pré-candidatos Clodomir Paz, Moacir Feitosa e Sandra Torres.

Canindé em segundo lugar IV

A posição de Canindé Barros na pesquisa espontânea pode ser creditada ao excelente trabalho que desenvolve na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Apesar da progressiva circulação de veículos nas ruas e avenidas da cidade, resultante da excessiva venda de automóveis diariamente pelas revendedoras, Canindé vem ordenando o trânsito de forma mais ágil e humana. Além disso, implantou medidas que beneficiaram diretamente trabalhadores e estudantes, como a construção de terminais de integração, catraca eletrônica e, a mais aplaudida, a manutenção dos preços das tarifas, impedindo a majoração dos preços das passagens.

Posição de Tadeu Palácio

A pesquisa espontânea trouxe um resultado que era esperado e outro nem tanto. Tadeu Palácio aparece em primeiro lugar, com 11%, o que só confirma que a maioria da população de São Luís aprova sua administração e quer tê-lo mais uma vez como prefeito. Ou no mínimo mostra sinais de que vai votar no candidato apontado por ele para que sua obra não seja interrompida.

O dado revelador foi a aparição da senadora Roseana Sarney, com 5%, numa capital que ainda guarda sentimentos de repulsa ao grupo Sarney. Talvez, seja uma resposta ao governo de Jackson Lago, que agora se recupera aos poucos em São Luís.

Espanto

O que causou surpresa mesmo no resultado do Vox Populi é o índice de rejeição dada ao ex-deputado João Castelo. Tome-se, por exemplo, a sua última tentativa de se eleger senador. Todos os institutos, inclusive os contratados pela Frente de Libertação apontavam o crescimento do nome de Bira do Pindaré e o aumento dos percentuais de rejeição para Castelo.

No final, Bira venceu com larga diferença, Cafeteira foi o segundo colocado e Castelo amargou o terceiro lugar, na preferência do eleitorado da capital. Nas eleições para governador e prefeito, Castelo sempre apareceu com largos índices de rejeição para a alegria dos seus oponentes.

Então alguma coisa está errada. Ou a população, na sua quase totalidade, passou a amar João Castelo, ou o ex-deputado mudou de cara e nome, passando a ser chamado de Ribeiro Gonçalves.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.