A Polícias Civil e Militar vem efetuando prisões ao longo da semana relacionadas a ameaças de ataques e chacinas em escolas do Maranhão.

Homem preso em São Luís por ameaçar invadir escola

No final da manhã desta sexta-feira (14), um homem foi preso por civis por provocar provocando tumulto generalizado na cidade de Vitória do Mearim, com postagens em redes sociais ostentando armas de fogo e facão em tom ameaçador, em alusão a falsos ataques a serem realizados pelo mesmo nas escolas do município.

De acordo com o delegado João Firmo, ao realizar diligências, as equipes policiais adentraram na residência do investigado, no Povoado Mato Grosso, mas não encontraram qualquer arma de fogo no interior do imóvel, contudo, tal atividade criminosa encontra previsão legal no Código Penal e no Decreto-Lei de Contravenções Penais, motivo pelo qual o indivíduo foi conduzido em flagrante até a delegacia.

A ação policial foi realizada por policiais civis das Delegacias de Polícia das cidades de Vitória do Mearim e Arari.

Hoje também, policiais civis, através da Delegacia do Adolescente Infrator de São Luís (DAI) e da Seccional Oeste, cumpriram um mandado de busca domiciliar na casa de um adolescente de no bairro do Cohafuma.

O objetivo foi reunir maiores informações acerca de uma ameaça de ataque a uma escola particular de São Luís, de modo a identificar os envolvidos nas postagens. Segundo o apurado até o momento, uma rede social estava sendo utilizada para a prática de bullying contra outros alunos, ameaça a professores e apologia a massacres.

Durante o cumprimento da medida cautelar a Polícia Civil apreendeu um aparelho celular, que passará por minuciosa análise por parte dos investigadores da DAI.

Na última quinta-feira (13), após tomar conhecimento de várias denúncias de ameaças e de possíveis massacres em escolas da cidade de Açailândia, através da rede social Instagram policiais identificaram e apreenderem um adolescente, de 17 anos, suspeito de proferir as ameaças.

Com apoio do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos(DCCO/SEIC) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC), foram realizadas diligências utilizando meios inerentes as atividades policiais de investigação, sendo possível identificar o menor.

Na delegacia, o adolescente confirmou a autoria do crime, afirmando que tratava-se apenas de uma “brincadeira” sem real intenção de gerar um temor coletivo. Após lavrar o auto de apreensão, atendendo todas as diretrizes do ECA, o procedimento foi encaminhado para a Vara da Família de Açailândia. O adolescente foi liberado mediante termo de entrega ao seu responsável.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) tem intensificado o trabalho de investigação em face da propagação de ameaças a instituições de ensino para prevenir episódios de violência no ambiente escolar e em seu entorno, o que já resultou em 15 apreensões de menores no estado.

Estamos trabalhando de forma integrada com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e, principalmente, com o Serviço de Inteligência, e assim, já identificamos e conduzimos para a delegacia 15 menores, dois moram fora do estado, um em São Paulo e outro em Goiás, sendo que eles foram descobertos pelo serviço de inteligência”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Maurício Martins.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.