Neto Ferreira 

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou no dia de hoje, (09) no município de Imperatriz/MA, Operação Policial voltada a desarticulação de grupo criminoso voltado ao do crime de extorsão mediante sequestro que exigiam valores existentes em plataformas de criptomoedas. 03 suspeitos foram presos.

O grupo é responsável pelo sequestro de pelo menos duas vítimas no Estado de São Paulo em maio deste ano. Durante o crime, as vítimas foram forçadas a realizar a transferência de mais de dois milhões de reais em bitcoins como condição para a liberação do cativeiro.

Os sequestradores tinham prévio conhecimento de que as vítimas mantinham os criptoativos em uma “hardware wallet” (carteira física) e executaram o crime visando justamente à obtenção desses recursos.

Após modernas técnicas de investigação foi possível identificar que depois do recebimento do resgate os criminosos realizaram múltiplas transferências para mais de cento e vinte endereços distintos na própria blockchain, na tentativa de ocultar a origem dos valores. A manobra, no entanto, não impediu o rastreamento dos criptoativos e a identificação dos criminosos.

Foram cumpridos 03 mandados de prisão temporária e 04 mandados de busca e apreensão, as ações ocorreram no município de Imperatriz/MA.

Foram apreendidos na ação equipamentos (mídias e dispositivos eletrônicos) de uma central de criptomoedas e falsificação de cartões, arma de fogo calibre 9mm, dois veículos corolla e duas motocicletas. Equipes da SEIC/DCCT e da SPCI, através da Regional de Imperatriz/MA e GPE, realizaram a ação policial.

A Operação ocorreu a partir de trabalho de investigação desenvolvido pela Polícia Civil de São Paulo, com atuação conjunta da Polícia Civil do Maranhão, Centro de Inteligência de Imperatriz/SSPMA e do Cybergaeco de Ribeirão Preto/SP. Foram cumpridos ainda mandados no Ceará e Tocantins pelas respetivas Polícias Civis. Em um total de 06 mandados de prisão temporária e 09 de Busca e apreensão, participam da operação 50 policiais civis e 12 viaturas policiais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.