A deputada estadual pelo PRB, Ana do Gás, participou na tarde de quarta-feira (17) da 2ª Reunião da Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais – CTIL, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).

O encontro teve como objetivo estabelecer uma interface com o Poder Legislativo sobre a lei do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e das ações de criação e consolidação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que percorre 38 municípios do Maranhão.

A parlamentar, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ouviu atentamente as colocações dos membros do CONERH. “Os comitês são os principais instrumentos para a consolidação da Política Estadual de Recursos Hídricos, justamente por ser um espaço de debates, onde todos os sujeitos envolvidos são ouvidos e têm a oportunidade de expor suas necessidades”, frisou a deputada.

A reunião de trabalho aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e contou com a presença da presidente da Câmara do Plano de Recursos Hídricos, Thereza Christina Pereira Castro, do representante da Universidade Estadual do Maranhão, José Amaro Nogueira, do representante da Sema, Raimundo Medeiros e de membros de comitês hidrográficos e da sociedade civil.

Para Thereza Christina, que também é membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por serem deliberativos e normativos, os conselhos estabelecem diretrizes complementares para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos. “Os membros dos conselhos acompanham a execução do Plano Estadual de Recursos Hídricos e determinam as providências necessárias ao cumprimento de suas metas e precisamos do apoio do Legislativo para fortalecer ainda mais a política dos recursos hídricos”, atestou a representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias (Fonasc).

Para ampliar ainda mais os debates em torno da causa a deputada Ana do Gás convidou os membros do conselho para uma segunda reunião de trabalho, que será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, no dia 7 de julho, às 15h. “Vamos levar as discussões para dentro da Casa do Povo e, juntamente com os demais membros da Comissão de Meio Ambiente, avançar para a construção dos planos diretores e de gestão das bacias hidrográficas e quem sabe até criarmos uma Frente Parlamentar das Águas, que trate o tema com exclusividade”, finalizou a parlamentar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.