A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde desta sexta-feira (5), o balanço parcial da Operação Brasil Integrado, que foi deflagrada, na madrugada de quinta-feira (5), pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As ações seguirão até à zero hora de sábado (6).

Os trabalhos policiais estão realizados em todos os estados da Federação. No Maranhão, a divulgação dos resultados parciais foi feita por meio de uma entrevista coletiva presidida pelo secretário Executivo da Comissão Integrada Estadual de Segurança Pública (Ciesp), delegado da Polícia Federal, Max Ribeiro.

Estavam presentes, a delegada Geral, Maria Cristina Meneses e o subdelegado Geral, Augusto Barros, ambos da Polícia Civil, e o chefe de Comunicação da Polícia Federal, delegado Parente Júnior.

A operação foi desencadeada na Região Metropolitana de São Luís, que abrange os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa e no município de Timon e contou com 218 policiais das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal. Em Timon houve, ainda, o apoio das forças de segurança do estado do Piauí.

No estado, a Comissão Integrada Estadual de Segurança Pública (Ciesp) é presidida pelo delegado Daniel Brandão e, conta, também, com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso; do subdelegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros Neto; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Raimundo de Castro Feitosa; do diretor do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, coronel José de Ribamar Silva Carvalho; o delegado da Polícia Federal, Max Eduardo Alves Ribeiro; do secretário Adjunto de inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Gomes Costa.

Nesta sexta-feira (5), sob o comando do delegado assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Armando Pacheco, e do delegado regional, Antônio Valente, foram montadas seis barreiras e bloqueios policiais; cumpridos 16 mandados de prisão e de busca e apreensão; 1.795 abordagens a pessoas, carros, motocicletas e embarcações; apreendida uma pequena quantidade de maconha; seis pessoas detidas em flagrante delito e por ordens judiciais e 14 apreensões de armas de fogo, munições, ainda, na ação foi apreendido um adolescente, na Região Metropolitana de São Luís e na cidade de Timon.

Para o secretário executivo do Ciesp, Max Ribeiro, os resultados tem sido satisfatórios. “A integração das forças tem deixado um legado muito importante para a população, pois aumenta a sensação de segurança” ressaltou.

Ação Nordeste

O Brasil Integrado tem o objetivo de promover ações de segurança pública em todos os estados da federação. Em cada região do país terá um alvo de incidência criminosa específica. No Nordeste, o foco foi o combate a Roubos a Instituições Financeiras em toda sua modalidade, assim como explosivos clandestinos que são utilizados em assaltos a bancos.

“A Operação Brasil Integrado tem uma grande relevância para o país, pois tem produzido muitos conhecimentos para as polícias, e desse modo, traz resultados muito positivos para a sociedade” pontuou a delegada Geral, Maria Cristina Meneses.

Fonte: SSP-MA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Acatando a vontade da grande maioria dos clubes de futebol do Brasil, ...
Circula nas redes sociais de Coelho Neto uma pesquisa de cunho eleitoral, onde mostra um cenário ...
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 15/05/2024, a Operação TriDáblio(WWW), resultante de investigações de ...
Ministro das Comunicações nega qualquer irregularidade e disse que vê ‘com muita tranquilidade’ as apurações A ...
Grupo criminoso fraudava censo escolar do município de Santa Quitéria/MA São Luís/MA - A Polícia Federal, ...
A prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Regularização Fundiária, trouxe uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.