Ontem, no Fórum Observatório da Violência, realizado na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), o Maranhão revelou ao resto do país que, depois do analfabetismo, falta de estrutura básica a calamidade na saúde pública, galgamos mais uma posição que nos coloca no ranking nacional do Estado com a mais alta a taxa de homicídios no Brasil. Perdemos apenas para Alagoas.

A taxa aumentou 400 % entre 2000 e 2012. Essa fama e marca são nossas e ninguém nos tira. Morar no Maranhão é bom demais.

Melhor ainda é morar em São Luís. Uma cidade com índices alarmantes de desempregos, sem água potável nas torneiras, saneamento básico, deficit habitacional e hospitalar, ruas, avenidas e bairros esburacados e para completar o quadro negativo, a capital mais insegura pra se viver.

São Luís ostenta o título da segunda capital brasileira com a mais alta taxa de homicídios, garantindo assim a colocação entre as 50 maiores cidade mais violentas do mundo. E com uma vantagem a mais: saltando da posição de 27ª em 2011 para em 2013 ser a 15ª no ranking da violência mundial. Como é bom morar aqui.

Conforme levantamento apresentado no evento, de janeiro de 2013 a até o mês de outubro passado deste ano de 2014, 1.911 mortes violentas ocorreram na Granda São Luís, sendo a maioria na periferia da capital. Um título e tanto!

Em 11 dias deste mês de fevereiro chegamos a 48 homicídios violentos, com mais de 80% praticados por armas de fogo. Só no último final de semana 24, uma taxa recorde nacional. Enquanto isso…

….enquanto isso a nossa vizinha Teresina é a cidade que ocupa a 2ª posição de capital mais segura para se viver e com uma taxa de menor números de pessoas enjauladas. Bom para o Piauí! Uma vergonha para o Maranhão!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.