De acordo com dados da Companhia de Turismo Independente (CPturInd), mais de 300 armas brancas foram apreendidas na região do Centro Histórico, de janeiro ao dia 17 deste mês. Ao todo foram 418 ocorrências no local.

Do total, 310 armas foram apreendidas, sendo uma era de fogo e 309 eram armas brancas, o que corresponde a 73% do total de ocorrências registradas. Os números foram publicados pelo jornal O Estado do Maranhão na edição deste sábado (28).

No mesmo período, 20 casos de lesão corporal foram registrados pela Companhia de Turismo. Um dos últimos casos do tipo ocorreu no estacionamento da Praia Grande, na noite do dia 20. A acusada é uma mulher que passeava com a companheira e teria se desentendido com a vítima por ciúmes. Golpeada no abdômen, a jovem foi socorrida por populares e encaminhada às pressas a um hospital de São Luís, enquanto a autora da facada fugiu. A vítima permanece no Hospital Socorrão I.

O número de homicídios já chegou a quatro este ano. Ainda segundo os dados da CPTurInd, houve também ocorrências de flagrantes e ameaças.

Atuação

A CPTurInd atua principalmente nas áreas da Ponta d’Areia, Centro Histórico e Lagoa da Jansen realizando rondas de rotina e também as operações Varredura e Praia Segura, na área da Praia Grande e na Praia da Ponta d’Areia, respectivamente.

A Operação Varredura ocorre todas as sextas-feiras. Além de garantir a segurança dos frequentadores da Praia Grande, a ação tem como objetivo coibir a presença de menores que estejam em situação de risco e vulnerabilidade em bares, casas noturnas, praças e logradouros públicos.

A operação tem foco na prevenção ao consumo de drogas e álcool.
Já a Operação Praia Segura ocorre aos domingos na orla da Ponta d’Areia, com atuação em bares e casas de reggae da área. Nos dois pontos onde ocorrem as operações, o policiamento conta com viaturas, motocicletas, quadriciclos e policiamento a pé, além do apoio do Esquadrão de Polícia Montada.

Para o período de festas juninas, a Companhia de Turismo triplicou o efetivo de policiais para o trabalho nos arraiais da Lagoa e do Centro Histórico. O policiamento nessas áreas conta, ainda, com o apoio do Esquadrão de Polícia Montada (EPMont), do Batalhão de Choque e de Unidades Operacionais do Comando de Policiamento da Área Metropolitana 1 (CPAM 1). A atuação se estenderá também durante a programação do Vale Festejar, arraial realizado durante o mês de julho.

Do G1


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.