A Polícia Militar do Maranhão reinaugura nesta sexta-feira (7), às 17h, a Base Comunitária da Companhia de Polícia de Turismo Independente, na Lagoa da Jansen.

Na ocasião, será lançada também a Operação Corredor Seguro, focada em coibir assaltos a coletivos, a pessoas, roubos e furtos de veículos, além de reforçar o patrulhamento preventivo nas principais áreas comerciais em toda Grande São Luis.

A solenidade acontece na própria sede na Lagoa e terá as presenças do comandante geral da PM, coronel Zanoni Porto; do subcomandante, coronel João Nepomuceno; do comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marco Antonio Alves; do comandante da CpTur Ind., major Roberto Filho, além de comandantes de batalhões, oficiais e praças.

A reforma e reativação do posto foram feitas graças a uma parceria entre a PM e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na gestão do secretário Victor Mendes. De acordo com a PM, a nova unidade atuará com policiais fixos, viaturas e motos. Além disso, uma moto do Batalhão de Polícia Ambiental deverá reforçar a frota.

Em quatro meses, será inaugurado o Quartel da Companhia de Polícia de Turismo, na Avenida Ana Jansen, no perímetro da Lagoa da Jansen, também com recursos da Sema. Provisoriamente, a sede do Quartel funciona na Rua do Egito, no Centro de São Luís.

A Companhia, que está sob o comando do major Roberto Filho, além da Lagoa da Jansen, cobre as áreas do Centro Histórico e da Ponta d’Areia. Futuramente atuará, também, no perímetro da Avenida Litorânea. O trabalho preventivo é desempenhado por 125 policiais militares, sendo a maioria graduada em Turismo e com cursos de línguas estrangeiras.

Corredor Seguro

Conforme explicou o tenente-coronel Alves, comandante do CPM, a Operação Corredor Seguro vem ampliar e reforçar a presença da Polícia Militar em algumas áreas onde têm se registrado ocorrências de assaltos a coletivo, roubos a transeuntes e veículos, bem como aumentar a segurança nos principais centros comerciais de São Luis.

“Destinamos um efetivo especifico para atuar nesse trabalho. Vamos fechar o cerco contra esses tipos de delitos. Para desenvolver as ações, o CPM juntamente com os batalhões vai contar com viaturas e motocicletas para atuarem nestas áreas. A ação consiste na abordagem policial aos coletivos e pessoas, além do policiamento ostensivo nas áreas comerciais e bancárias, com objetivo de impedir esses crimes ou deter suspeitos”, destacou.

No total, 11 pontos terão os efetivos ampliados, escolhidos com base em levantamentos estatísticos do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), de acordo com os índices de ocorrências.

A Operação Corredor Seguro conta com efetivos de todas as unidades da Região Metropolitana (1º, 6º, 8º e 9º batalhões), incluindo a CpTur Ind. e a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv Ind.).

O planejamento operacional montado pelo CPM inclui as avenidas Daniel de La Touche, Castelo Branco, Holandenses, São Luis Rei de França, Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, João Pessoa, Kennedy, Casemiro Júnior, Africanos e Portugueses.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.