Detentos feridos foram atendidos no ambulatório do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Um princípio de tumulto foi registrado na manhã desta quinta-feira (6), nos presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de PedrinhasUm princípio de tumulto foi registrado na manhã desta quinta-feira (6), nos presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Um princípio de tumulto foi registrado na manhã desta quinta-feira (6), nos presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. De acordo com as primeiras informações, a confusão teria sido iniciada, após as mulheres e mães dos detentos terem sido impedidas de entrar com comida nas unidades prisionais.

Como hoje é dia de visitas, as mulheres teriam chegado desde as primeiras horas desta quinta-feira. Entretanto, ao tentar entrar nas celas portando vasilhas com comida, foram impedidas pelos policiais que fazem a segurança e revista nos presídios.

Confusão na entrada dos presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de PedrinhasConfusão na entrada dos presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Os detentos teriam sido informados do impedimento e começaram a bater nas grades das celas, iniciando o tumulto. Homens do Batalhão de Choque, do Centro de Operações Especiais (COE) e da Força Nacional foram acionados e conseguiram conter o tumulto com bombas de efeitos moral. Durante a operação foram utilizados, ainda, quatro viaturas da Força Nacional e um ônibus.

No entanto, ao ver os policiais, os presos se exaltaram e chegaram a queimar colchonetes dentro das celas. A polícia revidou com bombas de efeito moral. Ao ouvir o barulho e a confusão no interior do presídio, as mulheres, começaram a protestar vaiando os policiais e jogar pedras. Elas derrubaram um dos portões de entrada do Complexo de Pedrinhas.

Agentes do COE controlam confusão nos presídios São Luís I e IIAgentes do COE controlam confusão nos presídios São Luís I e II

Outra Versão

O Diretor de Estabelecimentos Penais, Hamilton Louzeiro, informou a Rádio Mirante AM, que a confusão está controlada nos Presídios de Segurança Máxima São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Hamilton Luzeiros disse que o movimento teve início na tarde dessa quarta-feira (4), no Bloco B, do Presídio São Luís I. Vários celulares que estavam em poder dos detentos foram apreendidos durante revista. Revoltados, na manhã desta quinta-feira (5)), eles voltaram a protestar tocando fogo em colchões e quebrando as grades das celas. Homens da Polícia Militar e da Força Nacional foram acionados e conseguiram conter o tumulto.

Vistoria

Em nota, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária afirmou que não houve reféns, nem feridos. Alguns detentos tiveram ferimentos leves e foram atendidos no ambulatório do Complexo de Pedrinhas.

A PM realiza, nesse momento, vistoria nas duas unidades. De acordo com a polícia, o movimento é uma reação ao trabalho de revista diário e mais criterioso que está sendo realizado nos estabelecimentos penais de São Luís.

Ambulância atende detentos durante confusão nos presídios Ambulância atende detentos durante confusão nos presídios

Do Imirante


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.