Entre 2019 e 2020, bancos públicos lideram aumentos que chegam a ser 200 vezes acima da inflação

Desde que iniciou as pesquisas de tarifas bancárias em 2009, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) constatou que as instituições financeiras aumentam sucessivamente as tarifas cobradas acima da inflação registrada no período de 12 meses anterior aos estudos. Neste ano, não foi diferente. O reajuste médio praticado nos pacotes de serviços foi de 6% e nas tarifas avulsas, foi de 5,1% – três vezes a inflação acumulada no período de 1,88% (Índice de Preços Amplo ao Consumidor – IPCA entre junho/2019 e maio/2020).

“A cada novo estudo de comparação realizado pelo Idec, identificamos frequentemente a prática de reajustes abusivos no preço das tarifas avulsas e principalmente dos pacotes de tarifas dos principais bancos. Os ganhos em escala obtidos com a tecnologia na prestação de serviços não são repassados aos consumidores e as tarifas seguem aumentando”, constatou a economista e coordenadora do Programa de Servicos Financeiros do Idec, Ione Amorim, responsável pela pesquisa.

Só no primeiro trimestre de 2020, os bancos acumularam receita de R$ 34,4 bilhões com tarifas, conforme aponta estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).

Em tempos de pandemia de coronavírus, em que muitos consumidores tiveram redução de suas rendas, um outro dado chamou a atenção na pesquisa do último ano: dois bancos públicos reajustam o preço da “transferência entre contas da mesma instituição financeira presencialmente” em até 393% (Caixa R$ 1,40 para R$ 6,90) e 342% (Banco do Brasil – R$ 1,95 para R$6,85). Segundo a economista do Idec, isso é um total desrespeito com os consumidores, especialmente os mais vulneráveis que possuem maior dependência das operações presenciais.

Os aumentos registrados nos maiores bancos vão na contramão dos novos concorrentes, os bancos digitais e as Fintechs, que seguem oferecendo as transferências entre contas e entre instituições financeiras gratuitamente.

Pesquisa anual 2019-2020
Juntos os seis maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Safra) ofereceram 75 pacotes de serviços incluindo os pacotes padronizados pelo Banco Central. Em 53% foram identificados reajustes com variação entre 2% (Bradesco) e 90% (Caixa). Somente o Santander e Safra não reajustaram os pacotes.

Comparativo dos pacotes de tarifas com maior reajuste no último ano

Banco

Nome do Pacote

(jun) 2019

(jun) 2020

Variação

Banco do Brasil

Personalizado Especial

        65,76

        76,60

16%

Bradesco

Prático 2

        21,00

        26,00

24%

Caixa

Universitária

          7,90

        15,00

90%

Itaú

MaxiConta Itaú Universitária

          7,00

          8,15

16%

Santander

Não aplicou reajuste no período

Sem reajustes

Safra

Não aplicou reajuste no período

Sem reajustes

Entre as 45 tarifas avulsas, os reajustes praticados pelos bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú) atingiu mais de 50% dos serviços com variação entre 1% (Itaú e Bradesco) e 393% (Caixa); o Santander e o Safra, corrigiram o preço de 4 tarifas cada um.

Tarifas avulsas com maiores reajustes no último ano

Banco  

Nome do Pacote 

(jun) 2019

(jun)

2020 

Variação

Banco do Brasil

Transferência entre contas na própria instituição presencial

        1,55

        6,85

342%

Bradesco

Fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado

        6,10

        7,75

27%

Caixa

Transferência entre contas na própria instituição presencial

        1,40

        6,90

393%

Itaú

Transferência entre contas na própria instituição presencial

        1,50

        1,65

10%

Santander

Venda de moeda estrangeira – espécie

      30,00

      50,00

67%

Safra

Transferência por meio de DOC – DOC eletrônico

      8,50

        8,90

5%

Bancos tradicionais X bancos digitais

Enquanto os grandes bancos abusam dos aumentos na cobrança de serviços, os bancos digitais e Fintechs avançam na oferta de contas digitais, com isenção de tarifas e ampliação da oferta de serviços. Entre os sete bancos e Fintechs que oferecem contas digitais, com atuação concentrada em operações de transferência entre contas de instituições financeiras e pagamentos, a maioria continua oferecendo o serviço sem cobrança de tarifas, algumas com isenção total de tarifas para todos os serviços.

Nos bancos digitais, o serviço que pode apresentar cobrança de tarifa é o “saque” presente em 5 das 7 instituições. No período pesquisado, o único reajuste praticado entre as contas digitais foi do saque da Superdigital, 8% (R$ 5,90 jun/2019 para R$ 6,90 em jun/2020).

Serviços oferecidos pelos bancos virtuais e tarifas

Banco

Nome do pacote ou serviços oferecidos

(jun) 2019

(jun) 2020

Variação

Agibank

Saque

        6,49

      6,49

0%

Transferência para outros bancos

        1,90

1,90

0%

Transferências entre contas Agibank

Isento

isento

Neon

Saque

          6,90

          6,90

0%

Compras internacionais no cartão

4% + IOF

Next

Pacote serviços

          9,95

Isento

Banco Inter

Pacote de serviços

Isento

Isento

Banco Original

Pacote de serviços

        12,90

        12,90

0%

Superdigital

Pacote para movimentação inferior a R$ 500,00

        9,90

          9,90

Saque

        5,90

          6,40

8%

Saque Cartão Exterior

      19,90

        19,90

Emissão Extrato

        2,00

          2,00

Transferência para outro banco

        5,90

          5,90

Cartão Virtual

        4,90

          4,90

Nubank

Saque

        6,50

          6,50

0%

Com o propósito de realizar as operações digitalmente, o saque é uma função que não se enquadra nessa condição, e por não ter agência físicas o uso compartilhado da rede 24 horas apresenta uma tarifa superior a praticada pelos bancos tradicionais. Mas os consumidores podem evitar o uso dessa operação, otimizando o uso do cartão na função débito, dessa forma além de evitar a tarifa, possui um melhor controle dos gastos e acompanhamento da movimentação através de extrato.

Para o Idec os consumidores devem ficar atentos às cobranças de tarifas nos extratos com descontos de pacote e tarifas avulsas. As cobranças são automáticas na conta o que facilita a ausência de controle por parte do consumidor e possibilita a prática abusiva.

Além dos bancos digitais e Fintechs, que oferecem serviços gratuitos, os consumidores que optarem por manter as contas nos bancos tradicionais, também podem converter suas contas para o Serviços Essenciais, uma modalidade de conta sem pacote que garante ao consumidor a movimentação da conta com direito ao cartão de débito, 4 operações de saque, 2 extratos bancários, 2 transferências e consultas ao Internet banking e aplicativo pelo celular.


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