Após dizerem não à proposta do prefeito Eduardo Braide de reajuste salarial de apenas 10,06%, professores da rede pública municipal de São Luís mantém a greve.

Foto Reprodução

Nesta sexta-feira (22) a categoria esteve reunida na sede do Sindeducação e na próxima segunda-feira (25) farão um ato gigantesco. Os profissionais sairão em passeata da sede do sindicato até a sede da SEMED e com destino final na Câmara de Vereadores, no Centro da capital.

A greve iniciou na segunda-feira (18) quando mais de 2 mil professores e professoras saíram às ruas clamando por respeito e por valorização. Nesta Assembleia Geral, a primeira realizada na história do sindicato em praça pública, a categoria mostrou toda sua disposição para defender suas carreiras e a lutar a favor dos estudantes da rede pública para que tenham uma educação de qualidade, com escolas em boas condições estruturais, com merenda escolar e transporte satisfatórios.

A categoria segue em busca da atualização do Piso Nacional do Magistério, de 33,24% para docentes do nível médio, e da repercussão em toda tabela salarial – com 36,56% de reajuste para todos com nível superior.

O que alega o prefeito ?

Hoje, em entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Braide falou sobre os impactos financeiros e orçamentários com a concessão do reajuste salarial de 10,06% (proposto pela Secretaria Municipal de Educação durante audiência de conciliação no Tribunal de Justiça) aos profissionais da educação. De acordo com o prefeito, “esse percentual [de 10,06%] reflete exatamente a inflação do ano passado”, o que vai ao encontro de um dos argumentos da categoria e do limite máximo que o Município pode oferecer aos servidores do magistério, comprometendo a maior parte (80%) dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com o pagamento dos professores.

Foto Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta semana, encaminhando ...
Foram fornecidas diretrizes para a atuação dos promotores quanto ao número de vereadores frente ao censo ...
Na tarde desta quinta-feira(24), a Polícia Civil do Maranhão, no âmbito da “Operação Guardião”, conseguiu prender ...
A pequena cidade de Governador Archer, localizada no Maranhão, vive uma crise de violência alarmante. Com ...
Projeto de Lei nº 242, de autoria do deputado Jota Pinto, prevê que, mesmo que o ...
Um homem foi localizado e preso no João Paulo depois de ejacular no cabelo e roupa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.