Mais uma boa notícia foi registrada, esta semana, no município de Godofredo Viana, na região Leste do Maranhão. Boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, ontem, confirmou que continua crescendo o quantitativo de pacientes que conseguiram se recuperar do Novo Coronavírus (Covid-19).

Dos 50 casos confirmados até o momento, 26 pessoas conseguiram vencer a infecção.

21 pacientes são considerados ativos para a Covid e estão em tratamento, sendo que apenas um está internado em um hospital na capital São Luís. Três óbitos foram registrados.

O secretário municipal de Saúde, Emanuel Coimbra, falou da importância de proteger idosos, que estão mais suscetíveis a ter complicações em decorrência da doença.

Ele citou as pessoas do grupo de risco, como  diabéticos, hipertensos, cardíacos, pacientes com câncer e acometidos por doenças respiratórias crônicas, bem como as doenças congênitas também.

“Temos que ser vigilantes com a nossa saúde, de nossos familiares e do próximo também, é importante adotarmos hábitos: uso de máscara, distanciamento de no mínimo 1,5 metro de uma pessoa para outra, lavarmos às mão com água e sabão/usar o álcool gel e quando retornarmos da rua é importante tomar banho e tirar a roupa colocando-a para lavar. Vamos evitar o máximo possível a transmissão do vírus em nosso município”, destacou.

O prefeito Sissi Viana (Republicanos), ainda no mês de março, determinou todos os protocolos de segurança sanitária para preservar a saúde do cidadão godofredense.

Através de decretos, suspendeu as aulas na rede municipal de ensino com o objetivo de evitar aglomerações e evitar o contágio de alunos e docentes. As famílias dos estudantes, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, estão recebendo da Prefeitura cestas básicas como forma de garantir uma alimentação saudável e de qualidade.

O funcionamento do comércio não essencial continua proibido. Por meio de uma parceria entre Procon/MA e Vigilância Sanitária, inspeções estão sendo feitas visando garantir que a determinação seja cumprida.

O uso de máscaras em ambientes públicos e de uso coletivo também é uma exigência que continua em vigência.

Barreiras sanitárias e de fiscalização foram instaladas na entrada da cidade objetivando identificar pessoas que apresentem sintomas da doença.

Uma nova ambulância Semi-UTI foi adquirida, com recursos próprios do município, e reforçou o trabalho de atendimento.

Sissi Viana instituiu a Gratificação de Combate ao COVID-19 (GC-COVID), um incremento salarial para os profissionais da área da saúde que exercem, diariamente, atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.