Do G1 – Brasil

Brasileira é alvo de ataques racistas após vídeo com Axl Rose; OAB-MA vai pedir investigação

Erica Mindegaard virou alvo de ataques após um encontro com cantor do Guns N’ Roses.

Erica Mindegaard virou alvo de ataques após supostamente ter traído o marido com o cantor do Axl Rose, mas ela nega — Foto: Arquivo pessoal/Celso Tavares

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) vai levar ao Ministério Público e ao Ministério Público Federal denúncias contra pessoas que cometeram o crime de difamação, racismo e xenofobia contra a maranhense Erica Mindegaard, acusada de trair o marido com o cantor do Axl Rose, o que ela nega veementemente.

Toda a história começou a partir de um vídeo em que Erica aparece junto com o cantor do Guns N’ Roses, dentro de um bar em Copenhagen, capital da Dinamarca, em 16 de junho. As imagens (veja no vídeo abaixo) mostram os dois sorrindo e dando abraços.

Minutos depois, o vídeo passou a circular em alguns poucos grupos na Dinamarca e conhecidos dela questionaram uma suposta traição, visto que Erica é casada. Posteriormente, um site brasileiro afirmou que Erica teria, de fato, traído o marido, e então a história cresceu.

Em nenhum momento eu disse que tinha afirmado que tinha traído meu marido. Eu não disse isso. Toda a história foi distorcida e gerou muito desgaste emocional pra minha família, pro meu esposo e meus filhos, assim como na igreja que minha mãe frequenta no Maranhão”, disse Erica, que nasceu em Codó, mas cresceu no município de Caxias.

Erica diz que ela e o marido, Niko, estão sendo difamados por causa de uma história mentirosa — Foto: Arquivo pessoal

Após a repercussão do caso, Erica conta que passou a receber, em suas redes sociais, diversos ataques de brasileiros, incluindo mensagens com conteúdo racista e xenofóbico. Seus familiares também foram alvo de ataque, especialmente o marido, chamado de ‘corno’.

Meu marido estava comigo no bar, inclusive. (…) Atualmente, se tem foto em família nas minhas redes sociais, há comentários absurdos. Falam coisas como ‘esse é o corno dinamarquês’, de ‘nordestina pobre, que devia voltar’… Emojis de macaco …”, afirmou, ao g1 Maranhão.

Ataques recebidos por Erica nas suas redes sociais serão denunciadas no MP e MPF, diz OAB-MA — Foto: Montagem/g1

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA afirmou que vai levar ao Ministério Público e ao Ministério Público Federal os ataques cometidos contra Erica pelos crimes de racismo, xenofobia e difamação, ao afirmar que Erica teria traído o marido.

É um pedido de investigação contra todas essas pessoas. Vamos em busca de todas as indenizações para reparar os danos morais e materiais sofridos por ela, acionando a Justiça tanto na esfera cível, quanto na criminal“, contou Erik Moraes, presidente da comissão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.