NOTA DE REPÚDIO À PRESIDÊNCIA DA UNDIME – SECCIONAL MARANHÃO

Membros da Diretoria e o do Conselho Fiscal da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) – Seccional do Maranhão manifestam seu mais veemente repúdio à conduta do atual presidente desta entidade, o senhor MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO, que dolosa e comprovadamente deixou de repassar aos Cofres da UNDIME NACIONAL os valores referente às anuidades do final do ano de 2022 e do ano de 2023 recebidas dos Municípios adimplentes integrantes deste Estado, como também realizou depósitos em proveito próprio durante a vigência de seu atual mandato.

Os valores das movimentações financeiras atípicas aproximam-se de R$ 205.888,36 (abaixo, seguem alguns comprovantes das movimentações bancárias).

Do segundo semestre de 2021 até meados de março de 2023: foram realizadas diversas movimentações bancárias para a conta pessoal do presidente MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO – cerca de R$ 79.812,48; como também houve movimentações em cheques em diversas agências bancárias com sede em Poção de Pedras e São Luís – os valores aproximam-se de R$ 43.713,88.

Esta Diretoria e o Conselho Fiscal, após reiteradas movimentações bancárias na conta institucional da UNDIME – Seccional Maranhão para conta pessoal do Presidente MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO, resolveu averiguar, junto à UNDIME NACIONAL, a veracidade de um dos comprovantes de depósito apresentados pelo Presidente a este Conselho Fiscal e a esta Diretoria, oportunidade na qual a UNDIME NACIONAL declara que o comprovante de depósito é FALSO, ou seja, AS ANUIDADES PAGAS PELOS MUNICÍPIOS À SECCIONAL ESTADUAL, referentes ao final de 2022 e à 2023, NÃO FORAM REPASSADAS À UNDIME NACIONAL, conforme declarou o setor financeiro responsável (abaixo, segue foto do comprovante enviado pelo Presidente Marconny e do e-mail onde a UNDIME Nacional afirma não ter recebido os valores).

Em 16 de março de 2023, o Presidente MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO solicitou que fosse realizado um saque no valor de R$ 82.356,00 referente às anuidades do final de 2022 e início de 2023 para que ele realizasse um depósito na conta bancária da UNDIME Nacional, alegando que a UNDIME NACIONAL o havia orientado a não realizar nem transferências nem pix. Na oportunidade, ele afirmou que essa nova forma de repasse de recursos já estava sendo praticada pelas demais Seccionais de todo o país.

Nesta mesma data, o Presidente MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO realizou uma transferência para a sua própria conta particular afirmando que sacaria o valor para fazer um depósito identificado para a UNDIME NACIONAL.

Estes membros da Diretoria e do Conselho Fiscal receberam com estranheza esta conduta e solicitaram do Presidente o comprovante do depósito na conta da UNDIME NACIONAL, bem como uma declaração da UNDIME NACIONAL de que tenha recebido o repasse dos R$ 82.356,00 reais.

Ao receber o comprovante de depósito, solicitou-se uma vez mais do Presidente alguma espécie de recibo da UNDIME NACIONAL, discriminando os valores recebidos. O Presidente não apresentou nenhum recibo/declaração, o que gerou mal-estar e desconfiança na Entidade.

Por não ter recebido nenhuma comprovação por parte do Presidente, a Diretoria e o Conselho Fiscal escrevem à UNDIME NACIONAL, objetivando elucidar e dirimir esta questão; oportunidade na qual, a Nacional declara que “conforme mensagem do setor financeiro e agência bancária não consta este pagamento” (conforme e-mail supramencionado).

Os membros da diretoria assinantes desta nota já reportaram-se às autoridades institucionais competentes para que as medidas cabíveis sejam adotadas em nível civil e criminal, afim de que o Presidente MARCONNY WELLINGTON PINHEIRO seja responsabilizado por seus atos escusos.

Não recuaremos na defesa da construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Seguiremos trabalhando com transparência e equidade.

ASSINAM:

Fernando Henrique Brasil Sereno