Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em Cantanhede no último sábado e domingo (13 e 14 de abril). A ação só foi possível graças ao trabalho de articulação feito por Hildo Rocha que promoveu uma parceria entre o governo federal, o governo estadual e a prefeitura de Cantanhede. Assim centenas de pessoas residentes em Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas, que tinham dificuldades para enxergar em razão da catarata e de pterígio, voltaram a enxergar bem.

“Graças a Deus eu consegui recursos federais do Ministério da Saúde para fazer essa parceria que envolve o governo do governador Carlos Brandão, o governo do presidente Lula e a administração do Prefeito Zé Martinho. Assim, conseguimos viabilizar esse grande mutirão que beneficiou centenas de pessoas que moram nas cidades de Cantanhede, Pirapemas e Matões do Norte. Muitas pessoas estavam com problemas sérios, tinham dificuldade de enxergar. Algumas, inclusive, estavam praticamente cegas, mas graças a essa ação agora elas tiveram a felicidade de voltar a enxergar normalmente”, destacou Hildo Rocha.

Contribuições importantes 

Hildo Rocha lembrou que além dos parceiros institucionais, presidente Lula, governador Carlos Brandão e prefeito Zé Martinho, diversas pessoas contribuíram para a realização do mutirão.

“Deus usou algumas pessoas que foram importantes para a concretização desse mutirão. Cito, para exemplificar, o papel importante desempenhado pelo diretor do Hospital Municipal Santa Filomena, Alex Baima. Por estar no dia a dia com a população dessas cidades, Alex detectou, e me alertou, acerca da grande quantidade de moradores da região que necessitavam de cirurgias de catarata e de pterígio. Isso me motivou a trabalhar em busca de parceria entre o governo do presidente Lula, do governador Brandão e do prefeito de Cantanhede, Zé Martinho. Graças ao apoio desses parceiros nós conseguimos proporcionar a centenas de pessoas a felicidade de voltar a enxergar bem”, sublinhou Hildo Rocha.

O que é catarata e pterígio 

A catarata é uma doença que tem como causa mais comum o envelhecimento do cristalino. A doença também pode ser provocada por fatores associados a alterações metabólicas nos pacientes afetados. Durante o mutirão, também foram realizadas cirurgias pterígio, popularmente conhecida como carne no olho. O procedimento tem como finalidade retirar uma membrana que cresce lentamente e recobre a parte branca do globo ocular.

O mutirão promovido por Hildo Rocha, na cidade de Cantanhede, realizou realizadas 240 cirurgias.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A exuberante e carismática Paulinha Lobão foi oficializada como embaixadora da 15ª edição do São João ...
Em entrevista ao Influencer digital Bob Guerreiro, o prefeito de Tuntum garantiu que a sua obra ...
O pré candidato a prefeito de Barra do Corda-MA, Marcos Unillar, solidário aos condutores de baixa ...
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3º Promotoria de Justiça Regional de Defesa das ...
O ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto-MA, Maurício Fernandes (PT), enfrenta um cenário desafiador, após ...
NOTA DE REPÚDIO O SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE SÃO LUÍS/MA e a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.