Somente nesta semana, as fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão, resultaram na apreensão de mais de 140 comprimidos de anfetaminas em apenas três dias.

Comprimidos apreendidos em ação da PRF no Maranhão

Nas primeiras ocorrências, registradas na última terça-feira (9), quatro caminhoneiros foram flagrados portando 73 comprimidos da substância. No dia 11, equipes da PRF apreenderam mais 72 comprimidos de anfetamina, totalizando 145 comprimidos retirados de circulação nas rodovias federais.

A primeira ocorrência registrada na quinta, aconteceu por volta das 15h30, no km 260 da BR-010, em Imperatriz/MA. Durante a fiscalização de um caminhão de cor vermelha, o condutor entregou voluntariamente à equipe policial 15 comprimidos de anfetamina. Menos de 2 horas depois, no mesmo local, os policiais deram ordem de parada a um caminhão de cor branca, ocasião em que o motorista admitiu possuir 28 comprimidos de anfetamina para uso próprio.

A terceira ocorrência, às 18h20, novamente em Imperatriz, envolveu um outro caminhão de cor branca. O condutor apresentou uma cartela com 2 comprimidos de anfetamina e alegou fazer uso do medicamento ilegal durante as viagens. Algumas horas depois, às 21h10, no mesmo local, em um caminhão que vinha de Zé Doca/MA e que tinha como destino Porto Franco/MA, foram encontrados 13 comprimidos de anfetamina. O condutor informou ter recebido a substância de um amigo. Já a última ocorrência foi registrada às 23h30 e envolveu um caminhão de cor preta, onde a equipe policial encontrou mais uma cartela com 14 comprimidos da substância.

Diante das circunstâncias, nas cinco ocorrências, restou configurado, a princípio, crime de porte ilegal de droga para consumo próprio. Por ser considerado pela legislação vigente como crime de menor potencial ofensivo, os condutores assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pela PRF, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimados.

A anfetamina é um tipo de substância psicoativa que afeta o sistema nervoso central. Ela é conhecida por sua capacidade de inibir o sono, dando uma falsa sensação de diminuição da fadiga, uma característica que tem levado alguns motoristas a fazer uso indevido dessa substância para prolongar suas viagens. No entanto, o uso da anfetamina é expressamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devido aos graves riscos à saúde e aos perigos associados à condução sob a influência dessa substância nociva. A importação e comercialização dessa substancia é ilegal no Brasil.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.