Após um período dedicado aos compromissos na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a deputada estadual Abigail Cunha está de volta ao comando da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). A sua reintegração à pasta foi resultado de um convite pessoal do governador Carlos Brandão, em reconhecimento ao notável trabalho desempenhado durante o período em que esteve à frente da Secretaria.

Como secretária da Mulher, Abigail Cunha se destacou por sua dedicação e eficiência na execução de diversos projetos, campanhas e ações. Entre os feitos notáveis estão o Fórum Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres, que contou com a participação de ministros, secretários estaduais e representantes municipais, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta de políticas para as mulheres.

Outros marcos incluem a inauguração da Casa da Mulher Maranhense em Caxias, um espaço voltado ao acolhimento e empoderamento feminino, assim como a abertura do Centro de Referência da Mulher Negra, Ana Silvia Cantanhede, no Centro de São Luís, destinado a abordar especificidades e desafios enfrentados por mulheres negras. A Casa da Mulher Maranhense de Itapecuru também foi inaugurada, expandindo o alcance das ações da Semu.

O ápice do sucesso em 2023 foi a Caravana Maranhão Todos Por Elas, que percorreu as 18 regionais do estado, proporcionando um amplo impacto e fortalecendo os laços com a comunidade. Para o ano de 2024, Abigail, planeja concentrar o foco da Secretaria da Mulher no empreendedorismo feminino, autonomia econômica e geração de renda. A meta é garantir formação e autonomia financeira para que a mulher tenha condições de sair do ciclo de violência.

Programa Maranhão Capacita Elas

O programa Maranhão Capacita Elas lançado no final do ano passado, está oferecendo 5 mil vagas em mais de 100 cursos online em diversas áreas profissionais, visando disseminar a cultura empreendedora e proporcionar fontes de renda para as mulheres, ajudando-as a romper o ciclo de violência.

Caravana da Mulher Empreendedora

Além disso, a Caravana Maranhão Todos Por Elas anuncia uma nova etapa em 2024, com um formato renovado e novos parceiros. A iniciativa focará na geração de renda, autonomia financeira e fomento ao empreendedorismo feminino. A ação reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Mulher em não apenas discutir problemas, mas também em implementar soluções tangíveis que impactem positivamente a vida das mulheres no Maranhão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.