PORTOS MA

Depois de um início de uma manhã de sábado, 25/3, rotineira no terminal portuário do Consórcio Alumar, um estrondo atípico mostrou o que ninguém imaginava. Um acidente grave na estrutura metálica da esteira que liga os navios com insumos básicos – como bauxita, carvão, coque e piche – ao interior da fábrica. A princípio o maior dos problemas, que pode reduzir, ou mesmo parar a produção de alumínio e alumina é com a bauxita. Considerando que os pátios de estocagem possuem uma reduzida autonomia – menos de uma semana – alguma providência urgente precisa ser tomada para que isso não aconteça.

Foto Reprodução

Diante de uma previsão otimista que o sistema de correias volte a operar em um prazo mínimo de trinta dias, os responsáveis pelo porto e pela fábrica buscam soluções urgentes para o problema, e todas elas passam por uso de caminhões. Seja recebendo, via grabes e funil dos próprios navios no mesmo terminal, seja remanejando os desembarques para o porto mais próximo. No caso, o Itaqui. A considerar essa última opção, que deve se mostrar a de logística mais viável, o sistema grabs/funil – o mesmo utilizado no descarregamento de fertilizantes – seria mantido.

No momento do acidente estava ocorrendo um descarregamento de bauxita e outros insumos do navio Forte de São Felipe, da empresa Elcano. A Alumar divulgou uma Nota Oficial onde trata o acidente de forma genérica. Garante que não houve vítimas e que as Unidades de Redução e Refinaria continuam operando normalmente, sem informar por quanto tempo, considerando o quantitativo de insumos em estoques básicos para isso. Confira a seguir a íntegra da nota distribuída pela empresa sobre o acidente.

NOTA OFICIAL DA ALUMAR

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, informa que, neste sábado, 25 de março de 2023, durante uma operação de descarregamento de bauxita, carvão, coque e piche, em seu porto, ocorreu uma avaria estrutural de parte do sistema de correias do píer.

Não havia movimentação de pessoas pelo local, ocasionando apenas danos materiais. Investigações estão em andamento e os potenciais impactos na produção estão sendo avaliados. Porém, a Refinaria e a Redução seguem operando com estoques.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após reunião com líderes da administração, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a secretária de Educação Kênia ...
Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.