São Luís, 29 de janeiro   o UNICEF e a Prefeitura de São Luís farão evento de lançamento do relatório da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) com indicadores sobre saúde, violência e educação de crianças e adolescentes. O evento tem o objetivo de apresentar as ações e resultados dos esforços das políticas públicas de saúde, educação e assistência social no período de 2017 e 2018.

Neste ciclo, destacam-se a redução da taxa de mortalidade neonatal em São Luis, de 15,03, em 2016, para 12,09, em 2017. Além disso, houve diminuição no percentual de crianças menores de 5 anos com peso elevado para a idade, de 9,05, em 2016, para 7,19, em 2017. A capital do Maranhão também reduziu no mesmo período a taxa de abandono escolar do ensino fundamental da rede pública municipal de 2,5% para 1,68%.

Em São Luís, integram a PCU a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) – órgão que a coordena, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tendo tido parcerias desde o seu início com outros órgãos e instituições tais como as ONGs Solivida e o Centro Especial São José Operário (CESJO). Segundo a Chefe do Escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva a plataforma de centros urbanos é uma oportunidade de trabalhar em conjunto com vários atores que estão relacionados a temas que tocam diretamente na garantia de direitos de jovens e adolescentes. É um olhar integrado que permite um diálogo mais próximo entre os jovens e adolescentes e as instâncias de tomada de decisão. Juntos, eles podem construir e transformar os espaços urbanos em lugares de inclusão.

A cidade de São Luís também se tornou uma referência na implementação da iniciativa Viva Melhor Sabendo Jovem, principal estratégia da Plataforma dos Centros Urbanos para enfrentar a expansão da epidemia de HIV/AIDS entre adolescentes e jovens. Em sua primeira fase, o projeto formou 34 jovens multiplicadores que realizaram atividades formativas em escolas, praças e eventos públicos alcançando com metodologia criativa e inovadora mais de 400 jovens e cerca de 150 profissionais de educação e saúde sobre assuntos referentes ao tema. No total, o projeto conseguiu sensibilizar 900 pessoas em 12 escolas.

Realizado com a participação e liderança de adolescentes e jovens, o Viva Melhor São Luís recebeu o prêmio Eu Faço a Diferença na categoria de projeto social do ano, em 2018, representando o reconhecimento da comunidade ludovicense aos resultados positivos alcançados pela iniciativa. Em sua segunda etapa, o Viva Melhor Sabendo Jovem terá continuidade em São Luís numa parceria entre o Centro Especial São José Operário (CESJO) e as Secretarias Municipais integrantes da PCU, com apoio do UNICEF.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.