O reconhecimento foi feito em razão das emendas destinadas pelo senador para a construção da nova biblioteca e de um anfiteatro para a instituição.


O senador Roberto Rocha (PSDB) visitou nesta última sexta-feira, 10, as obras de construção da nova biblioteca do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Caxias, que está orçada em R$ 2,1 milhões. O recurso extra orçamentário foi viabilizado pelo senador, por meio do Ministério da Educação, em dezembro de 2017.

De acordo com o projeto, a nova biblioteca será seis vezes maior que a atual, ocupando um espaço de 1.149 m2 e acomodará 37 estantes de dupla face, com 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação será de 49,66 m2 e de atendimento passará a ser de 49.66 m2. Haverá ainda um espaço para administração de 24.37m2. O destaque na nova biblioteca será a construção de um auditório com capacidade para 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100m2. Rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes serão instalados nos novos ambientes. Além da adequação arquitetônica, a aquisição de tecnologias, os mobiliários e a sinalização também serão adequados para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

Para Liana Torres, bibliotecária do IFMA, sem a ajuda e sem a disponibilização de recursos por parte do senador, o Instituto não teria condições de materializar esse objetivo.“Construir um projeto dessa magnitude com todas essas adequações tecnológicas para atender a comunidade acadêmica e a nossa região, é muito complexo. Portanto, a ajuda do senador Roberto Rocha, sem dúvidas, foi o impulso que precisávamos para realizamos esse sonho”, afirmou.
O diretor-geral do IFMA, professor João da Paixão Soares, agradeceu o empenho do senador e fez questão de entregar a ele o diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao seu trabalho e toda a sua contribuição para a educação acadêmica do Maranhão. “Fizemos questão de conceder esse certificado ao senador Roberto Rocha, porque somos muito gratos pelo apoio que ele tem dado ao IFMA da nossa cidade, além da atenção especial que ele dá à educação no estado do Maranhão. Essa emenda parlamentar que foi destinada para a construção da biblioteca e para o anfiteatro, vai fortalecer o nosso Campus e fazer muita diferença para os nossos alunos, e até mesmo para a comunidade externa que mora nas cidades circunvizinhas”, disse.

Anfiteatro
O recurso destinado pelo senador ao IFMA de Caxias, no total de 4,8 milhões de reais, além da construção da biblioteca, contempla também a construção de um moderno anfiteatro com capacidade para 450 pessoas. O espaço servirá para apresentações do âmbito universitários, simpósios, congressos e apresentações diversas culturais diversas.
Roberto Rocha se declarou satisfeito em contribuir com a universidade por meio do seu mandato. “É uma imensa alegria poder contribuir para a educação do nosso Estado. Estamos aqui visitando as obras e o nosso objetivo é continuar ajudando o Instituto para que ele continue capacitando com excelência os maranhenses, de modo que eles possam ser bem preparados e consigam ser absorvidos no mercado de trabalho”, afirmou Roberto Rocha.

Demandas
Na ocasião da visita do senador Roberto Rocha ao IFMA, o diretor geral, professor João Paixão Soares, apresentou um projeto para substituir a energia elétrica tradicional pela energia solar. O projeto contempla a cobertura de toda a universidade. O diretor solicitou do senador uma emenda para assegurar a execução do projeto, para o qual o senador afirmou que vai empenhar o seu mandato.

O professor João Soares destacou ainda o projeto aprovado junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para a recuperação de seis nascentes do Rio Itapecuru, para o qual solicitou um kit de análise de água. Em resposta, o senador maranhense anunciou que vai entregar para a universidade um kit do projeto Adote uma Nascente, que compõe desde arame farpado, usado para cercar as áreas das nascentes até caminhonetes tipo troller, que auxiliam na limpeza e preservação das nascentes dos rios maranhenses.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.