convento-jpgA Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) encerrou nesta sexta-feira (16) suas atividades, fechando literalmente suas portas.

A presidente da instituição, Anna Graziella Neiva Costa, anunciou que o museu não tem condições de funcionamento depois da exoneração de 48 servidores de uma vez só pelo atual governador do Maranhão, Flávio Dino.

Portanto, a partir de hoje, o Convento das Mercês não receberá mais visitantes. Ações culturais e educacionais, incluindo produção de oficinas, também não poderão mais ser mantidas.

De acordo com Anna Graziella, assim que se deram as exonerações no início do ano, foram encaminhados ofícios à Casa Civil e Secretaria Estadual de Cultura do Governo Flávio Dino, a fim de contratar funcionários para a Fundação. Mas, não houve nenhum interesse por parte da nova gestão.

Abaixo a Nota de Esclarecimento encaminhada pela presidência da FMRB

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) informa que:

* Todos os servidores públicos que estavam lotados na Fundação estão exonerados desde o dia 10. de janeiro, de acordo com decisão publicada no Diário Oficial do Estado;

* Por meio de ofício enviado na primeira semana do mês de janeiro, a presidência da Fundação solicitou que fossem nomeados os servidores que haviam sido exonerados, em ato coletivo do Governo. No mesmo ofício, reafirmando a transparência na gestão da Fundação, a presidência teve a iniciativa de enviar um relatório detalhado com a prestação de contas, incluindo todas as atividades realizadas pela instituição. O mencionado ofício, entregue pela Fundação, não teve resposta até hoje.

* Na quarta-feira (14), por meio de entrevista concedida à imprensa, o governador Flávio Dino anunciou a possibilidade do órgão vir a ser privatizado. Tal fato desmotivou os colaboradores que ainda trabalhavam de forma voluntária na Fundação.

* Sem servidores e sem a definição do Governo quanto a manutenção das exposições e do prédio que integra o Patrimônio Histórico de São Luís, não há nenhuma possibilidade de manter a Fundação em funcionamento. Até a manhã de hoje, a FMRB esteve de portas abertas.

* Em respeito aos servidores exonerados há 15 dias permaneceram trabalhando por entender a importância de suas atividades para a população, em respeito aos visitantes que precisam de serviços prestados com qualidade, em respeito à comunidade em geral e em respeito especialmente a todo o bairro Desterro, que ao longo de todos esses anos foi beneficiado com inúmeras atividades sociais, culturais e educativas realizadas por esta Fundação, informamos que, lamentavelmente, as atividades na Fundação da Memória Republicana estão suspensas a partir de hoje.

Anna Graziella Santana Neiva Costa

Advogada e Presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.