Delano era piloto habilitado mas havia se envolvido em mais três acidentes, um deles com morteDelano era piloto habilitado mas havia se envolvido em mais três acidentes, um deles com morte

O homem que pilotava o avião monomotor que caiu neste domingo (3) em Balsas e matou cinco pessoas, foi o mesmo que se envolveu em mais três acidentes aéreos em Parnaíba e Água Branca no Piauí, e no Tocantins. Nesse último uma criança morreu e mais duas ficaram feridas.

Delano Martins Coelho, irmão do prefeito do município de Nova Colinas, no Maranhão, Elano Martins Coelho, pilotava um avião próprio que caiu em fevereiro deste ano, em Nova Araguaína, no norte do Estado do Tocantins.

Acidente em Araguaína deixou uma criança morta e mais duas feridasAcidente em Araguaína deixou uma criança morta e mais duas feridas

Na ocasião, a aeronave também atingiu uma casa e matou a menina Thauane Feitosa, de 7 anos, e feriu Beatriz Feitosa, de 11 e Pedro Felipe Feitosa, de 4 anos, que brincavam na área externa da casa na hora do trágico acidente.

Delano estava sozinho no avião, mas não teve ferimentos graves, chegando a ser agredido por populares. Nesse caso, ele foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e pagou a fiança de cinco salários mínimos, respondendo ao processo em liberdade.

Em junho de 2011, após ser acusado de fazer uma manobra arriscada, Delano se envolveu em outro acidente. Ele pousou a aeronave que pilotava, um monomotor Romeu Papa Fox, em uma avenida de Parnaíba,no Piauí, a cerca de 3 km do aeroporto da cidade. Ninguém se machucou.

O primeiro acidente aconteceu em 2009, quando o piloto, que era natural do Piauí, fez um pouso forçado no município de Água Branca, 98 km ao sul de Teresina. O problema identificado na época teria sido na bomba de combustível da aeronave que aterrissou no meio da BR 343. Neste acidente também não houve vítimas.

Mesmo com tantos acidentes provocados, Delano ainda era habilitado para pilotar e neste domingo a tragédia não pôde ser evitada. Ele e mais quatro pessoas que estavam no avião de pequeno porte foram à óbito.

Além dele, morreram a idosa Maria de Jesus Cruz e Silva, de 87 anos, que era transportada de um hospital de Balsas para outro em Teresina, no Piauí; a filha Francisca Pereira e Silva; o neto Alan Patric Silva Setulvedo, de 32 anos; e a esposa do piloto, Lorena Alves de Lima, 22 anos.

Na casa onde a aeronave caiu, no bairro Catumbi, estavam o pai, identificado como Márcio André Ertell, a esposa Sabrina, e o filho, de 11 anos, que escapou da morte por que pediu para dormir no quarto dos pais.

A mãe sofreu um corte no pé. O pai e o filho não sofreram nenhuma lesão.

Moradores da casa conseguiram sair do local com vidaMoradores da casa conseguiram sair do local com vida
Vítimas sendo retiradas pelo Corpo de BombeirosVítimas sendo retiradas pelo Corpo de Bombeiros
Destroços do avião que explodiu dentro da casa em BalsasDestroços do avião que explodiu dentro da casa em Balsas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.