A prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizou na última quarta-feira (2), o 1º Encontro de Talentos da Terra que reuniu diversos artesões do município. Na abertura do encontro Catirina e Pai Francisco, encenados por artistas luminenses, animaram a todos os presentes com o auto do bumba-meu-boi.

O evento oportunizou a interatividade entre a categoria e o poder público numa discussão macro das políticas de apoio ao desenvolvimento e incremento da economia solidária. O momento foi também de troca de experiência entre os artistas que tiveram a oportunidade de expor suas opiniões sobre o setor, e ainda comercializar seus produtos.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira ressaltou o artesanato luminense como um ponto de cultura, pela sua peculiaridade e técnicas usadas para a sua confecção. “Sentimo-nos honrados proporcionar esses espaços aos nossos artistas e, junto com eles, elaborar e concretizar projetos de apoio à economia solidária e geração de renda local”, afirmou.

“ O poder público está nos dando o suporte necessário para que a arte-cultura do artesanato luminense seja propagada e o nosso trabalho ultrapasse os limites do município. Temos no artesanato, a nossa independência, mas precisamos de um espaço para a exposição e comercialização dos nossos produtos”, destacou Jonilde Souza, membro do Centro de Apoio á mulheres Artesãs de Paço do Lumiar.

Entre os projetos pactuados pelo município, em beneficio dos artesãos locais, está a Rede Xique-Xique, responsável pela articulação de trabalhadoras e trabalhadores urbanos e rurais que buscam manter os princípios firmados na organização da luta pela transformação do mundo da agroecologia, do feminismo e da economia solidária para a produção, seguida na comercialização chegando até o consumo.

De acordo com Jucilene Barbosa, coordenadora da Rede e membro do Fórum de Economia Solidária do Maranhão, “quanto mais o caminhar seja feito lado a lado com o poder público, chegaremos ao desenvolvimento. A rede Xique-Xique atua no Rio Grande do Norte, onde é pioneira, e eu tenho absoluta certeza que irá funcionar com êxito também em Paço do Lumiar, pela visível e expressiva importância que a gestão dá aos seus artistas”, concluiu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.