Prefeitura do município de Rosário por meio da Secretaria de Educação em parceria com a policia militarimplantou o ProgramaEducacional de Resistencia as Drogas (PROERD), este programaé uma adaptação brasileira donorte-americano DrugAbuse ResistenceEducacion (DARE) que surgiu em 1983 e no Brasil foi implantado pela policia militar em 1992 no Estado do Rio de Janeiro.

No município de Rosário foi instituída a lei 143/2013 de autoria do vereador Calos do Remédio.A prefeita Irlahi Linhares Moraes sancionou a lei e abraçou a causa dando todo apoio necessário para o desenvolvimento e implantação do programa nas escolas. Porém, o gerenciamento está sobre a responsabilidade da Secretaria de Educação por meio do Secretário Joaquim Neto e a coordenadora do programa (PROERD) RenildesMuniz junto com a polícia militar. Em Rosário as escolas que foram contempladas com o Programa Educacional de Resistencia as Drogas e á Violência (PROERD) foram; Unidade Integrada Santa Tereza de Vila Bacurau, Unidade Escolar Manoel Silva Cantanhede, Argentina, Unidade Profa. Maria das Mercês Teixeira, Cidade Nova, Unidade Integrada São Camilo de Lelles, Malvinas, Unidade Integrada Ruth Tavares, Vila Ivar Saldanha.

Percebe-se preocupação da prefeita Irlahi Linhares em cuidar da população rosariense. “Programa como este que visa prevenir a criminalidade, orientar as famílias dos riscos, manter um bom relacionamento da policia militar com a comunidade rosariense proporcionando confiança e respeito, terá resultados mais eficazes por estar fortalecendo a personalidade e elevando a autoestima de todos”. Disse Irlahi Linhares, prefeita do município de Rosário.

Segundo o cabo Dimas, com a implantação deste programa nas escolas, irá diminuir a quantidade de drogas circulando, e com isso, sem duvidas a quantidade de pessoas usuárias e violenta nas ruas, pois, o trabalho é feito em conjunto com as famílias, conscientizando e mostrando através de vídeo, material didático como; o livro do estudante, livro dos pais e o manual do instrutor que auxilia aos respectivos alunos e policiais.

Importante ressaltar que o programa consiste em uma ação conjunta entre as policias militar, escolas e famílias, mas com todo apoio do gestor do município que trabalha sempre em busca de melhorias e bem estar da população. Este programa é desenvolvidono sentindo de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajuda-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a pratica de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Além disso, o programa (PROERD) é mais um fator de proteção desenvolvida pela policia Militar, junto com a gestora do município a prefeita Irlahi Linhares Moraes e os educadores nas escolas, pois, visam à valorização da vida e trata-se de uma imunização no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação efetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, elevando sua autoestima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa na sociedade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

José Baldoíno também é réu no processo do caso Pau de Arara, de 2014, quando oito ...
Lessa pegou 78 anos e 9 meses de prisão; já Élcio Queiroz vai cumprir 59 anos ...
Na manhã desta quinta-feira (31), o deputado federal Pedro Lucas Fernandes reuniu prefeitos aliados em apoio ...
Operação Conteúdo Proibido X cumpriu quatro mandados judiciais no MA Caxias/MA. Na manhã desta quinta-feira (31/10), a ...
O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) será homenageado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Por iniciativa e ...
Julgamento iniciou hoje, em sessão do Órgão Especial do TJMA, em que é imputada a prática ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.