O Sinproesemma rejeitou novo reajuste salarial, de 8% e retroativo a janeiro, para os professores da rede municipal de ensino de São José de Ribamar. Devido ao imbróglio criado pela entidade, a Prefeitura suspendeu, até o fim das negociações, a implantação do referido reajuste – o mesmo seria pago já na folha de pessoal deste mês de abril.

Pior: O Sindicato tenta promover uma paralisação por parte dos professores, situação que pode comprometer o ano letivo e, desta forma, prejudicar os estudantes.

A entidade de classe está renegando o novo reajuste alegando como pleito a concessão, em cima dos 8%, de mais 0,32%. A negativa do Sindicato foi dada durante reunião com representantes da administração municipal realizada no último dia 25.

O pleito do Sindicato cai por terra se apontadas as seguintes situações: em três anos, a administração municipal beneficiou os profissionais do magistério com um expressivo ganho salarial (superior a casa dos 40%), oriundo de reajustes salariais concedidos anualmente – em 2011, o reajuste foi de 15%; em 2012 de 22% e em 2013 de 8%. Os aumentos salariais fazem parte das políticas contidas no Plano de Carreiras, Cargos, Salários e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica de São José de Ribamar, instituído em 2010.

Só para se ter uma ideia, o piso salarial pago pela Prefeitura para um professor de 20 horas é mais do que o dobro do piso nacional pago para mesma carga horária.

Atrelado aos reajustes salariais anuais, a administração municipal implantou progressões para os docentes, benefício também contido no Plano dos Profissionais do Magistério. Paralelo ao trabalho de valorização dos docentes, a Prefeitura ribamarense, nos últimos três anos, investiu massivamente na melhora da rede escolar, assim como na ampliação do número de vagas em sala de aula.

Portanto, é difícil entender tal posicionamento da referida entidade classista. E mais difícil ainda, diante dos fatos, tentar afastá-la das cores vermelhas e comunistas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O prefeito de São Luís Eduardo Braide tem experimentado, desde que começou as suas intervenções de ...
Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuita vai oferecer 450 vagas para cursos que ...
Após reunião com líderes da administração, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a secretária de Educação Kênia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.